Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31683
Tipo: TCC
Título: Análise das dificuldades dos alunos na aprendizagem de circuitos elétricos na perspectiva da aprendizagem significativa de David Ausubel
Autor(es): Sousa, Francisco Denilson Alves de
Orientador: Barreto, Antônio Luiz de Oliveira
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Aprendizagem significativa;Circuitos elétricos
Data do documento: 2013
Citação: SOUSA, F. D. A. Análise das dificuldades dos alunos na aprendizagem de circuitos elétricos na perspectiva da aprendizagem significativa de David Ausubel. 2013. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Este trabalho aborda uma pesquisa das dificuldades enfrentadas pelos alunos do Ensino Médio da Educação Básica, no que diz respeito à aprendizagem de Circuitos Elétricos. Mais propriamente, estamos analisando o aprendizado de circuitos elétricos no terceiro ano do Ensino Médio da Educação Básica, buscamos com esta ação entender como esse processo se dá, observando as suas formas de atuação, estudando os resultados obtidos desse aprendizado e investigando as possíveis causas para tais resultados. Baseamo-nos em nossa pesquisa, nos estudos de David Ausubel sobre APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA e sobre concepções inicias no estudo da Física bem como averiguando a relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e o conhecimento científico atual. Faremos um mapeamento das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no que diz respeito a este conteúdo. Desejamos com esse mapeamento, listar as dificuldades enfrentadas pelos alunos, bem como buscamos também encontrar os motivos para tais dificuldades. Como metodologia para a coleta de dados, aplicou-se um questionário composto de duas partes. A primeira, envolvendo o conteúdo teórico de Circuitos Elétricos, apresentava questões conceituais e de cálculo; e a segunda procurava avaliar todo o processo de Ensino-Aprendizagem do aluno em seu período escolar. Buscamos analisar em relação à aprendizagem propriamente dita, aos conteúdos estudados pelos alunos. Realizamos uma intervenção pedagógica com parte da turma, para ver a influência dos subsunçores na vida dos alunos. Nessa intervenção trabalhamos com Organizadores Prévios, e passamos a turma o conteúdo estudado usando a TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA como norte para aquisição do conhecimento. Através da intervenção podemos perceber a influência dos subsunçores na vida de um aluno, e que a sua falta torna a aprendizagem muito mais dificultosa. Os dados levantados na investigação serão, aqui, averiguados quantitativamente e qualitativamente. Como resultado, encontraremos as possíveis causas para as dificuldades no tema abordado pela pesquisa.
Abstract: This paper presents a survey of the difficulties faced by students of the School of Basic Education, with regard to the learning of Electrical Circuits. Rather, we are analyzing the learning circuitry in the third year of high school Basic Education, with this action we seek to understand how this process occurs, observing their ways of working, studying the results of this learning and investigating possible causes for such results. We rely on our research, the studies of David Ausubel about MEANINGFUL LEARNING and on initial concepts in the study of physics as well as ascertaining the relationship between the students' prior knowledge and current scientific knowledge. We will do a mapping of the main difficulties faced by students in relation to this content. We hope with this mapping, list the difficulties faced by students and also seek to find the reasons for these difficulties. The methodology for collecting data, we applied a questionnaire consisting of two parts. The first, involving the theoretical content of Electrical Circuits, presented conceptual issues and calculation, and the second sought to evaluate the entire process of Teaching and Learning student in his school period. We analyze in relation to learning itself, the contents studied by students. Conducted an educational intervention as part of the class, to see the influence of subsumers in the lives of students. In this intervention, Previous Organizers work with, and we studied the class content using the theory of meaningful learning as north to knowledge acquisition. Through the intervention, we can see the influence of subsumes in the life of a student, and that their lack makes learning more difficult. The data collected in the research will be here investigated quantitatively and qualitatively. As a result, we find the possible causes for the difficulties in the topic addressed by the survey.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31683
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_fdasousa.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.