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Tipo: TCC
Título: Melhoria da aprendizagem utilizando estudantes propagadores
Autor(es): Rabelo, Charles Xavier
Orientador: Araújo, Ascânio Dias
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Motivação na educação;Evasão universitária;Projeto Estudantes propagadores;Aprendizagem social
Data do documento: 2014
Citação: RABELO, C. X. Melhoria da aprendizagem utilizando estudantes propagadores. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: O problema da carência de professores no país, em especial professores de física, é muito preocupante quando pensamos na educação a longo prazo. Uma das possíveis causas deste problema, está na formação dos professores e na evasão dos mesmos das Universidades. Visando o enfrentamento desse problema, principalmente o relacionado a evasão, desenvolvemos um projeto intitulado estudantes propagadores, aplicado a uma turma de estudantes recém-ingressados do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará. O projeto, utilizando parte de uma experiência desenvolvida na Universidade de Harvard, mostra que a interação de aprendizagem entre os estudantes pode ser bastante proveitosa complementando a relação de aprendizagem com o professor. O grande diferencial desta interação, pode ser creditada à linguagem utilizada entre os estudantes. Pelo fato de não haver hierarquia, acredita-se que a linguagem torna-se mais acessível aos estudantes. Com base neste pressuposto, utilizamos a ideia de estudantes propagadores que trabalham como motivadores ajudando a esclarecer conceitos presentes no curso de física. O estudo possibilitou fazermos uma análise quantitativa comparativa entre os resultados obtidos pelos estudantes que participaram do projeto e aqueles que optaram por não participar. Também apresentamos uma comparação com os resultados observados em anos anteriores para a mesma disciplina. Os pontos controversos são: a responsabilidade depositada nos propagadores que são estudantes do 1º semestre e os meios de avaliação que não são homogêneos o suficiente para garantir uma comparação mais adequada.
Abstract: The problem of shortage of teachers in the country, especially physics teachers, is very worrying when we think of the long-term education. One possible cause of this problem lie in the training of teachers and the avoidance thereof Universities. Aiming to deal with this problem, especially related to evasion, developed a project entitled propagators students, applied to a class of newly entered students of BSc in Physics from the Federal University of Ceará. The project, using part of an experiment conducted at Harvard University, shows that the interaction of learning between students can be very profitable complementing the learning relationship with the teacher. The great advantage of this interaction, can be credited to the language used among students. Because there is no hierarchy, it is believed that the language becomes more accessible to the students. Based on this assumption, we use the idea of propagators students working as motivators help clarify the concepts in the physics course. This study enabled us do a comparative analysis between the quantitative results obtained by students who participated in the project and those who chose not to participate. We also present a comparison with the results observed in previous years for the same discipline. The controversial points are the responsibility placed in propagators who are students of 1st semester and means of evaluation that are not homogeneous enough to ensure a more appropriate comparison.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31673
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