Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-05-02T18:30:14Z-
dc.date.available2018-05-02T18:30:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, L. R. Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672-
dc.description.abstractThe need to multiply methodologies that promote the process of teaching and learning in physics area is a growing phenomenon, motivating the search for ways to make the educational proposals increasingly interesting. This work, tuned to said question, aims to investigate the understanding of students of the third year of high school in relation to electricity concepts. We conducted initially a study on Constructivism, pointing this theoretical current as the foundation for the teaching of physics in the National Curriculum Standards for high school. Then we conducted a field work to collect data using a questionnaire administered to a group of fifty-six students. Once collected, we conducted our analysis of qualitative and quantitative aspects of the responses. The analyzes indicate that the understanding of students of the third year of high school on electricity concepts are not presented properly.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.titleCompreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o postopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA necessidade de multiplicar metodologias que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem na área de Física é um fenômeno crescente, motivando a busca de meios que tornem as propostas educacionais cada vez mais interessantes. Este trabalho, afinado à questão citada, tem como objetivo investigar a compreensão de estudantes do terceiro ano do ensino médio em relação a conceitos de eletricidade. Realizamos, inicialmente, um estudo sobre o Construtivismo, apontando esta corrente teórica como o fundamento para o ensino de Física nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Em seguida, realizamos um trabalho de campo, para a coleta de dados, utilizando um questionário, aplicado a um grupo de cinquenta e seis alunos. Uma vez coletados os dados, realizamos nossa análise sobre aspectos qualitativos e quantitativos das respostas. As análises indicam que a compreensão de alunos do terceiro ano do ensino médio sobre conceitos de eletricidade não se apresenta de forma adequada.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_lrsilva.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.