Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Valdemarin Coelho | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T18:30:14Z | - |
dc.date.available | 2018-05-02T18:30:14Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, L. R. Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672 | - |
dc.description.abstract | The need to multiply methodologies that promote the process of teaching and learning in physics area is a growing phenomenon, motivating the search for ways to make the educational proposals increasingly interesting. This work, tuned to said question, aims to investigate the understanding of students of the third year of high school in relation to electricity concepts. We conducted initially a study on Constructivism, pointing this theoretical current as the foundation for the teaching of physics in the National Curriculum Standards for high school. Then we conducted a field work to collect data using a questionnaire administered to a group of fifty-six students. Once collected, we conducted our analysis of qualitative and quantitative aspects of the responses. The analyzes indicate that the understanding of students of the third year of high school on electricity concepts are not presented properly. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
dc.title | Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A necessidade de multiplicar metodologias que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem na área de Física é um fenômeno crescente, motivando a busca de meios que tornem as propostas educacionais cada vez mais interessantes. Este trabalho, afinado à questão citada, tem como objetivo investigar a compreensão de estudantes do terceiro ano do ensino médio em relação a conceitos de eletricidade. Realizamos, inicialmente, um estudo sobre o Construtivismo, apontando esta corrente teórica como o fundamento para o ensino de Física nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Em seguida, realizamos um trabalho de campo, para a coleta de dados, utilizando um questionário, aplicado a um grupo de cinquenta e seis alunos. Uma vez coletados os dados, realizamos nossa análise sobre aspectos qualitativos e quantitativos das respostas. As análises indicam que a compreensão de alunos do terceiro ano do ensino médio sobre conceitos de eletricidade não se apresenta de forma adequada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_lrsilva.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.