Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31420
Tipo: | TCC |
Título: | Uma experiência pessoal no laboratório didático de Física |
Autor(es): | Maciel Filho, Maxwell Lima |
Orientador: | Silva, Carla Maria Salgado Vidal |
Palavras-chave: | Laboratório didático de Física;Capacitação dos professores;Atividades experimentais;Ensino-aprendizagem;Física - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | MACIEL FILHO, M. L. Uma experiência pessoal no laboratório didático de Física. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | O Laboratório de ensino de Física é algo que está presente nas discussões sobre o ensino de Física. Nessas discussões, realiza-se uma análise do laboratório de ensino de Física no Ensino Médio de forma geral nas escolas públicas, utilizando da transposição didática, do intuito investigativo de como está a prática docente nas escolas públicas, considerando o uso do laboratório didático de Física. Para isso efetuou-se a realização de um estudo em uma escola pública do Estado, onde foi levantado uma pesquisa sobre as práticas realizadas e as dificuldades enfrentadas pelos alunos e pelos professores, no que se refere ao ensino e a aprendizagem da Física, dando um enfoque no laboratório e nas melhorias no entendimento dos alunos a cerca da disciplina vista na sala de aula. Foi visto o resgate de algumas propostas de laboratório didático, em que o método experimental se transformou em objeto do saber e do ensinar, introduzido através do laboratório didático, em função no processo de ensino-aprendizagem. A base teórica para a realização dos questionários e análise dos dados foi feito mediante a uma revisão literária sobre o ensino de Física no Brasil, as reformas curriculares propostas pelo Ministério da Educação e Cultura para o ensino de Física, suas sugestões para o uso do laboratório e de atividades práticas. A interpretação e análise dos dados mostraram que, o ensino de Física, apesar das propostas da reforma curricular e da consciência dos alunos e dos professores em relação a importância do laboratório para o aluno, continua sendo ministrada pela forma mais tradicional. Veremos que historicamente o nosso país foi muito influenciado por filosofias externas que hora melhorou, hora não ajudou, quando falamos em ensino de Física nos laboratórios didáticos que muitas vezes demanda-se especialização aos docentes, que são muitas vezes vítimas e não podem conduzir uma aula experimental com total segurança. |
Abstract: | The Physics Teaching Laboratory is something that is present in discussions about teaching physics. To these discussions, carried out an analysis of the physics teaching laboratory in high school in general in public schools, using the didactic transposition, the investigative purpose of such is the teaching practice in public schools, considering the use of didactic laboratory Physical. For it made to conduct a study in a public school in the state, where he was raised a survey of the practices carried out and the difficulties faced by students and teachers in relation to teaching and learning of physics giving a focus on laboratory and on improvements in the understanding of students about the discipline seen in the classroom. I have seen the rescue of some didactic laboratory of proposals, where the experimental method has become the object of knowledge and teaching, introduced through the teaching laboratory, depending on the teaching-learning process. The theoretical basis for carrying out the questionnaires and data analysis was done by a literature review on teaching physics in Brazil, curriculum reforms proposed by the Ministry of Education and Culture for the teaching of physics, your suggestions for the use of laboratory and practical activities. The interpretation and analysis of the data showed that the teaching of physics despite the proposals of the curriculum reform and awareness of students and teachers regarding the importance of the laboratory for the student, the discipline of physics continues to be managed by more traditional way, we see that historically our country was greatly influenced by external philosophies that time improved, time did not help much when it comes to teaching physics in the undergraduate laboratory that often-demand expertise to teachers who are often victims and can not conduct a trial lesson in total safety. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31420 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_mlmacielfilho.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.