Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31381
Tipo: TCC
Título: Análise comparativa da arrecadação das receitas tributárias nos municípios do estado do Ceará com maior nível populacional
Autor(es): Martins, Renata Rodrigues
Orientador: Coelho, Nirleide Saraiva
Palavras-chave: Impostos - Arrecadação - Ceará;Renda pública;Tributos
Data do documento: 2013
Citação: MARTINS, Renata Rodrigues. Análise comparativa da arrecadação das receitas tributárias nos municípios do estado do Ceará com maior nível populacional. 2013. 16 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: A receita, fonte integrante do orçamento público, é necessária para que se possam fixar os gastos públicos os quais suprem as necessidades do Estado. Têm-se vários tipos de receitas neste artigo, destacando-se as tributárias, oriundas dos impostos, taxas e contribuição de melhoria, provenientes da cobrança paga pelos contribuintes. Desta forma, objetivou-se analisar o percentual de arrecadação tributária dos 05 (cinco) maiores municípios do estado do Ceará a nível populacional no exercício de 2012. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram aplicadas técnicas de pesquisa documental, descritiva e comparativa. De acordo com os resultados, concluiu-se que a arrecadação tributária diverge da previsão e que em todos os municípios o imposto com maior arrecadação e previsão é o ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). Atualmente o município de Fortaleza possui a maior arrecadação tributária, pois detém 20% da receita total.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31381
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_rrmartins.pdf322,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.