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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31364
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ortografia: estratégias verificadas em crianças e adultos |
Autor(es): | Moreira, Nadja da Costa Ribeiro |
Palavras-chave: | Ortografia;Regras ortográficas;Pseudopalavras;Informação fonológica;Informação ortográfica |
Data do documento: | 1999 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Lingüísticos do Nordeste) |
Citação: | Moreira, N. C. R. (1999) |
Resumo: | Dentre as várias fontes de informação a que recorremos ao ortografar são comumente citadas a fonológica, a ortográfica, a de informação específica da palavra (Dreyer, Luke e Melican, 1995). Recorrendo à fonte fonológica destinamos grafemas aos fonemas detectados na pronúncia da palavra, o que exige habilidade de segmentação fonêmica, habilidade considerada de desenvolvimento precoce. Recorrendo à informação ortográfica selecionamos os grafemas de acordo com o nosso conhecimento das regularidades e dos padrões gráficos, prescritos pelas convenções e restrições de um sistema ortográfico particular. Recorrendo à informação específica da palavra, selecionamos, dentre grafemas alternativos, aqueles não previsíveis quer pela informação fonológica, quer pela ortográfica, mas legitimados pela ortografia para a escrita da palavra. [...] |
Descrição: | MOREIRA, Nadja da Costa Ribeiro. Ortografia: estratégias verificadas em crianças e adultos. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 102-107, 1999. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31364 |
ISSN: | 1517-7874 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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