Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Francisco Edvander Pires | - |
dc.contributor.author | Farias, Maria Giovanna Guedes | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Luiz Tadeu | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Lidia Eugenia | - |
dc.contributor.author | Nunes, Jefferson Veras | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-20T02:09:35Z | - |
dc.date.available | 2018-04-20T02:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Francisco Edvander Pires et al. Documento e informação audiovisual: bases conceituais numa perspectiva neodocumentalista. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 235-259, maio/ago. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31280 | - |
dc.description.abstract | This paper discusses how audiovisual documents and its information are produced in television stations under a neo documentation perspective, which is characterized by arising digital documents. It consists in a literature review about the main concepts of document and documentation that were thought by authors who studied them to contribute to the theoretical development in Library and Information Science. In this aspect, it analyzes the neo documentation theory focusing on understanding its concepts to introduce them as part of producing audiovisual documents, especially in television stations from the information sources and resources available. After that, it presents a discussion about three dimensions which compose audiovisual documents: text, sound and visual dimensions, where each one of those elements has own meaning and relevance to conceive the audiovisual information. Television stations are introducing in this study and the main kinds of tapes, discs and video file format are presented as documents that compose moving images collections. Thus, the conception of the audiovisual document in television stations is also presented based on producing own and external documents, as well as primary, secondary and tertiary documents. Finally, this paper concludes that it has been necessary to develop theoretical and epistemological studies in Brazilian Library and Information Science, focusing on the specificities of audiovisual documents and information. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Em Questão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Documentação | pt_BR |
dc.subject | Neodocumentalismo | pt_BR |
dc.subject | Documento audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Centro de imagens | pt_BR |
dc.subject | Emissoras de televisão | pt_BR |
dc.subject | Documentation | pt_BR |
dc.subject | Neo documentation | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual document | pt_BR |
dc.subject | Moving images | pt_BR |
dc.subject | Television stations | pt_BR |
dc.title | Documento e informação audiovisual: bases conceituais numa perspectiva neodocumentalista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho discute a produção do documento e da informação audiovisual em emissoras de televisão a partir da perspectiva neodocumentalista, caracterizada, sobretudo, pela produção de documentos digitais. Trata-se de uma revisão de literatura sobre os principais conceitos de documento e documentação, com base em teóricos documentalistas que alicerçaram o rigor científico em Biblioteconomia e Ciência da Informação. O estudo analisa o construto teórico do neodocumentalismo a fim de entender a sua conceituação e introduzi-lo no seio da produção do documento audiovisual, com destaque para os recursos e as fontes de informação que subsidiam a documentação televisiva. Discorre acerca das dimensões que compõem os documentos audiovisuais: textual, sonora e visual, onde cada elemento possui significado e relevância própria enquanto informação. Contextualiza o ambiente das emissoras de televisão e apresenta os principais suportes físicos e digitais, dentre fitas magnéticas, discos e formatos de vídeo, que compõem os acervos dos centros de imagem. Discute a concepção do documento audiovisual nas empresas televisivas baseado na produção de documentos próprios, externos, primários, secundários e terciários. Conclui-se que há a necessidade de se desenvolverem estudos teórico-epistemológicos nacionais em Biblioteconomia e Ciência da Informação, que contemplem as especificidades do documento e da informação audiovisual. | pt_BR |
dc.title.en | Audiovisual document and information: conceptual bases under a neo documentation perspective | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BU - Artigos publicados em revistas científicas PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_fepsantos.pdf | 501,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.