Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31277
Type: TCC
Title: Smartphone como uma alternativa para o ensino de Física experimental: o uso do acelerômetro
Authors: Morais, Francisco Hedler Barreto de Lima
Advisor: Coelho, Afrânio de Araújo
Keywords: Ensino de física;Física experimental;Acelerômetro
Issue Date: 2016
Citation: MORAIS, F. H. B. L. Smartphone como uma alternativa para o ensino de Física experimental: o uso do acelerômetro. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os professores de física tem um desafio a cada aula. Fazer com que os alunos fixem os conceitos físicos, consigam interpretar equações e gráficos. O ensino de física experimental torna esse ensino mais atrativo para os alunos. A busca por novos métodos de ensino é contínua. Em paralelo a escassez dos recursos didáticos nas escolas nos faz inventar um novo método a cada dia. É possível alcançar esse objetivo, dispondo de recursos que estão ao nosso alcance. O smartphone é um dos recursos que temos nas mãos de professores e alunos e podemos utilizar essa ferramenta para nos ajudar. Com isso, o nosso objetivo é buscar também um maior interesse por parte dos alunos, que a partir de uma ferramenta do seu cotidiano, possam assimilar os conceitos físicos, através de simples experimentos. Esse trabalho nos possibilitou demonstrar que o Smartphone é capaz de simular experimentos físicos simples e conseguir captar dados com erros experimentais médios de 2,5%, logo admissíveis para o ensino de física experimental.
Abstract: Physics teachers have a challenge at each class. Having the students learning the physical concepts, able to interpret equations and graphs. The experimental physics makes this subject a little more attractive to students. The search for new teaching methods is continuous. At the same time the shortage of resources in schools makes us to invent a new method every day. You can achieve this goal, having resources that are within your reach. The smartphone is one of the resources that we have in hands and we can use this tool to help us. Thus, our goal is also to seek greater interest from students, who from their everyday tool can assimilate the physical concepts through simple experiments. This work has allowed us to demonstrate that with the smartphone is able to simulate simple physical experiments, and be able to capture data with average experimental as small error 2.5%, then permissible for experimental physics teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31277
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_fhblmorais.pdf7,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.