Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31202
Tipo: TCC
Título: Os coletores de moluscos da comunidade da Mangabeira (Eusébio, Ceará): caracterização da atividade e percepções
Autor(es): Pinto, Leonardo Mesquita
Orientador: Garcez, Danielle Sequeira
Palavras-chave: Molusco;Estuários;Meio ambiente
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Instituto de Ciências do Mar
Citação: PINTO, L. M. Os coletores de moluscos da comunidade da Mangabeira (Eusébio, Ceará): caracterização da atividade e percepções. 2016. 52 f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Esse estudo caracteriza a atividade de coleta de moluscos praticada no estuário do rio Pacoti, pela população da comunidade da Mangabeira (Eusébio-Ceará). Por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 13 coletores, buscou-se descrever a atividade, as espécies coletadas, seus habitats e formas de uso, e percepções dos coletores sobre os recursos explorados e o meio ambiente circundante. Ao todo foram inventariadas oito espécies de moluscos bivalves coletadas; as três citadas como as de maior demanda comercial (Crassostrea mangle, Mytella guyanensis e Anomalocardia brasiliana) são também as mais coletadas. A principal forma de uso desses recursos é o consumo próprio e venda, demonstrando o importante papel socioeconômico que eles representam. Os resultados mostram também mudanças na dinâmica da atividade e dos recursos nos últimos cinco anos: enquanto o número de pessoas que desempenham a atividade como uma das principais fontes de renda diminuiu, a quantidade de coletores esporádicos aumentou. Isso se reflete no comportamento dos coletores mais frequentes, pois precisam fazer maiores deslocamentos para chegar ao seus locais de coleta. Nos sítios de maior acessibilidade os recursos são encontrados em menor tamanho e abundância, gerando rendimentos insatisfatórios. A presença de efluentes não tratados relatada pelos entrevistados é algo alarmante, uma vez que as características intrínsecas das espécies coletadas favorecem a contaminação humana. Foram ainda captados percepções sobre a legislação e a finitude dos recursos que demonstram a pertinência que ações de educação ambiental podem ter para fomentar um processo realmente significativo de conservação local. A necessidade de iniciativas de ordenamento pesqueiro desses recursos fica evidente, uma vez que a tendência geral da área é de um crescimento da população e da urbanização.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31202
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS AMBIENTAIS - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_lmpinto.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.