Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thamires Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T13:16:08Z | - |
dc.date.available | 2018-04-09T13:16:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, T. R.; Reis Filho, O. G. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30823 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Thamires Rodrigues de. Outros tempos na imagem: uma análise das novas propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Claudio Edinger | pt_BR |
dc.subject | Nick Waplington | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.title | Outros tempos na imagem: uma análise das novas propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação propõe uma análise de dois trabalhos dos fotógrafos Claudio Edinger e Nick Waplington, tendo como objetivo compreender a relação dessas imagens com o tempo e as possíveis mudanças na estética documental que são reflexos de diferentes maneiras de lidar com os instantes envolvidos no fazer fotográfico. Ao projetar essa perspectiva de análise, a pesquisa propõe um estudo da fotografia documental em duas vertentes: a dimensão temporal do clímax, do instante decisivo (conceito criado por Cartier-Bresson); e a dimensão temporal que evoca continuidade, que ressoa na estética do banal e em imagens que trabalham “instantes-indecisivos”. No primeiro capítulo, trabalhamos algumas questões que nos ajudam a enxergar e a compreender essas diferentes formas do tempo na imagem. No segundo capítulo, apresentamos um panorama da fotografia documental clássica, trazendo também as primeiras rupturas com a estética considerada tradicional. O terceiro capítulo vai tratar mais especificamente da relação do tempo com a obra dos fotógrafos, trabalhando com o recorte aqui proposto: os livros “Indecisive Memento”, de Nick Wapplington, e “O Paradoxo do Olhar”, de Claudio Edinger. Ao abordar todas essas implicações do fazer fotográfico e relacioná-las à necessidade de uma nova visualidade, a pesquisa tem o objetivo de analisar as propostas de documentarismo oferecida pelos dois fotógrafos, buscando construir uma interpretação mais ampla do regime de visualidade cristalizado por alguns teóricos nos últimos anos, procurando pensar a fotografia como um processo que vai além do momento do clique. Assim, o estudo busca satisfazer a necessidade de outras formas de perceber e de se relacionar com as imagens. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_troliveira.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.