Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis Filho, Osmar Gonçalves dos-
dc.contributor.authorOliveira, Thamires Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-04-09T13:16:08Z-
dc.date.available2018-04-09T13:16:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOliveira, T. R.; Reis Filho, O. G. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30823-
dc.descriptionOLIVEIRA, Thamires Rodrigues de. Outros tempos na imagem: uma análise das novas propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplington. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClaudio Edingerpt_BR
dc.subjectNick Waplingtonpt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.titleOutros tempos na imagem: uma análise das novas propostas documentais nas fotografias de Claudio Edinger e Nick Waplingtonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação propõe uma análise de dois trabalhos dos fotógrafos Claudio Edinger e Nick Waplington, tendo como objetivo compreender a relação dessas imagens com o tempo e as possíveis mudanças na estética documental que são reflexos de diferentes maneiras de lidar com os instantes envolvidos no fazer fotográfico. Ao projetar essa perspectiva de análise, a pesquisa propõe um estudo da fotografia documental em duas vertentes: a dimensão temporal do clímax, do instante decisivo (conceito criado por Cartier-Bresson); e a dimensão temporal que evoca continuidade, que ressoa na estética do banal e em imagens que trabalham “instantes-indecisivos”. No primeiro capítulo, trabalhamos algumas questões que nos ajudam a enxergar e a compreender essas diferentes formas do tempo na imagem. No segundo capítulo, apresentamos um panorama da fotografia documental clássica, trazendo também as primeiras rupturas com a estética considerada tradicional. O terceiro capítulo vai tratar mais especificamente da relação do tempo com a obra dos fotógrafos, trabalhando com o recorte aqui proposto: os livros “Indecisive Memento”, de Nick Wapplington, e “O Paradoxo do Olhar”, de Claudio Edinger. Ao abordar todas essas implicações do fazer fotográfico e relacioná-las à necessidade de uma nova visualidade, a pesquisa tem o objetivo de analisar as propostas de documentarismo oferecida pelos dois fotógrafos, buscando construir uma interpretação mais ampla do regime de visualidade cristalizado por alguns teóricos nos últimos anos, procurando pensar a fotografia como um processo que vai além do momento do clique. Assim, o estudo busca satisfazer a necessidade de outras formas de perceber e de se relacionar com as imagens.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_troliveira.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.