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dc.contributor.advisorMaia, Luis Parente-
dc.contributor.authorAlves, Rodolfo Teixeira-
dc.date.accessioned2018-04-09T12:32:51Z-
dc.date.available2018-04-09T12:32:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALVES, R. T. Estudo da deriva litorânea em Fortaleza/Ce: análise quantitativa do transporte longitudinal para gestão costeira e portuária. 2012. 70 f. Monografia (Graduação em Ocenaografia) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30812-
dc.description.abstractThe study of littoral drift is very important to coastal zone management and harbors for coastal, such as Fortaleza city. The lack of knowledge of sediment dynamics during the construction of the Mucuripe Harbor generated serious problems for the sedimentary balance of the region. The harbor’s jetty has barred the natural transport of sediment from the Futuro beach, which resulted in severe erosion in west beaches. Climatological studies indicate that from December to April, due to influence of northeast trade winds, there is a higher incidence of waves in this direction, generating greater transport in the west beaches of the harbor and transport of sediments on the contrary to the predominant direction on the Futuro beach, due to natural coastline inclination. While from May to November, due to a higher incidence of the trade winds from the southeast and east locations, the Futuro beach presents an intense sediment transport, on the other beaches the transport is very slow. In this study, it tried to estimate the longitudinal transport from an experimental methodology compared with a theoretical study in order to assess the quality of results. It was used the software ACES (Automated Coastal Engineering System) to calculate the theoretical transport on the Futuro, Meireles and Leste-Oeste, from data of direction and significant wave height. While experimentally, it was analyzed suspended sediment and the discharge with an ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler) on the Futuro and Leste-Oeste beach, to calculate the sediment transport. Through the ACES program, it was calculated a rate of sediment transport of 1,3 million m³/year for the Futuro beach, 0,6 millions m³/year for the Meireles beach and 0,4 millions m³/year for the Leste-Oeste beach. While experimentally, it was calculated an average rate of sediment transport 2,3 million m³/year for the Futuro beach and 4,2 million m³/year for the Leste-Oeste beach. The values were very close between the theoretical and experimental studies considering only transport in July for the Futuro beach, about 0,22 milion m³, showing a 90% correlation between the variation of water level and discharge recorded. The big difference in the annual results is due to experimental study has used only 2 months of data to estimate the annual transportation. Moreover, the west beaches of the harbour, the experimental study have been conducted near the mouth of the outfall of the city, 3 km off the coast, overestimating the transport calculations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências do Marpt_BR
dc.subjectSedimentos (Geologia)pt_BR
dc.subjectPortos - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleEstudo da deriva litorânea em Fortaleza/Ce: análise quantitativa do transporte longitudinal para gestão costeira e portuáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo de deriva litorânea é muito importante para a gestão da zona costeira e portuária, como é o caso da cidade de Fortaleza. A falta de conhecimento da dinâmica sedimentar durante a construção do porto do Mucuripe gerou sérios problemas ao balanço sedimentar da região. Os molhes de contenção do porto barraram o transporte natural de sedimento vindo da praia do Futuro, o que acarretou em forte erosão nas praias a oeste. Estudos climatológicos indicam que de dezembro a abril, devido à influência dos ventos alísios de nordeste, há uma maior incidência de ondas nesta direção, gerando maior transporte nas praias a oeste do porto e um transporte de sedimentos contrário à direção predominante na praia do Futuro, devido à inclinação natural das suas linhas de costa. Enquanto que de maio a novembro, devido a uma maior incidência dos ventos alísios de sudeste e locais de leste, a praia do Futuro apresenta um intenso transporte sedimentar, e nas demais praias o transporte é muito baixo. No presente trabalho, tentou-se estimar o valor do transporte longitudinal a partir de uma metodologia experimental comparada com um estudo teórico, de forma a aferir a qualidade dos resultados. Utilizou-se o software ACES (Automated Coastal Engineering System) para calcular o transporte teórico nas praias do Futuro, Meireles e Leste-Oeste, a partir de dados de direção e altura significativa de ondas. Enquanto que experimentalmente, foram realizadas análises de sedimento em suspensão e de vazão instantânea com um ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler) nas praias do Futuro e Leste-Oeste, para calcular o transporte sedimentar. Através do programa ACES, calculou-se uma taxa de transporte sedimentar de 1,3 milhões de m³/ano para a praia do Futuro, 0,6 milhões de m³/ano para a praia do Meireles e 0,4 milhões de m³/ano para a praia da Leste-Oeste. Enquanto que experimentalmente, calculou-se uma taxa de transporte sedimentar média de 2,3 milhões de m³/ano para a praia do Futuro e 4,2 milhões de m³/ano para a praia da Leste-Oeste. Os valores ficaram muitos próximos entre os estudos teórico e experimental considerando apenas o transporte em julho na praia do Futuro, cerca de 0,22 milhões de m³, mostrando uma correlação de 90% entre a variação do nível da maré e a vazão registrada. A grande diferença nos resultados anuais deve-se a fato de experimental ter se utilizado somente 2 meses de dados para se estimar o transporte anual. Além disso, nas praias a oeste do porto, o estudo experimental foi realizado próximo à desembocadura do emissário submarino da cidade, 3 km distante da costa, superestimando os cálculos do transporte.pt_BR
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