Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3080
Tipo: | Tese |
Título: | Variação Lingüistica rural e alfabetização de crianças: avaliação de intervenções lingüisticas e metalingüisticas. |
Título em inglês: | The effects of pedagogic interventions were evaluated to the development of linguistic and metalinguistic competences in a class with students of 1st and 2nd grade of primary school children, of a rural school |
Autor(es): | Oliveira, Edivone Meire |
Orientador: | Alencar, Maristela Lage |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Aquisição - Avaliação - Aracatiara(Amontada,CE);Língua portuguesa - Regionalismos - Aracatiara(Amontada,CE);Alfabetização - Aracatiara(Amontada,CE);Crianças do campo - Aracatiara(Amontada,CE) - Escrita;Rendimento escolar - Avaliação - Aracatiara(Amontada,CE);Fracasso escolar - Aracatiara(Amontada,CE);Identidade social - Aracatiara(Amontada,CE);Estudantes do ensino fundamental - Aracatiara(Amontada,CE);Escolas rurais - Aracatiara(Amontada,CE) |
Data do documento: | 2008 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | Oliveira, E. M. ; Alencar, M. L. (2008) |
Resumo: | As atividades essenciais à sobrevivência em culturas grafocêntricas impõem a língua escrita. O fracasso na aquisição dessa competência obstaculiza um amplo conjunto de possibilidades interativas de comunicação e expressão. Todavia, não obstante os altos índices de escolarização, os resultados das avaliações nacionais e estaduais apontam o fracasso da escola pública brasileira na alfabetização de seus alunos, sobretudo no caso das crianças partícipes de variação lingüística rural. Portanto, em 2006, efetivou-se um estudo de caso avaliativo, de caráter etnográfico, mediante uma pesquisa-intervenção, objetivando-se analisar as possíveis influências de uma variação lingüística à alfabetização infantil. Avaliaram-se os efeitos de intervenções pedagógicas ao desenvolvimento de competências lingüísticas e metalingüísticas em uma turma multisseriada com alunos de 1o e 2o anos do Ensino Fundamental, de uma escola rural, com idades variando entre 6 e 12 anos. Diversificados procedimentos metodológicos foram utilizados à consecução da pesquisa: i) observações da comunidade, escola e sala de aula; ii) análise de documentos; iii) entrevista à professora da turma e coordenadora pedagógica; iv) avaliação diagnóstica, processual, e somativa dos alunos e v) intervenções ao avanço de habilidades metalingüísticas dos estudantes. A análise dos dados foi realizada qualitativamente e interpretada sob as teorias psicogenética, sócio-construtivista, lingüística e sociolingüística. Constatou-se que a variante lingüística rural não interferiu expressivamente na alfabetização das crianças, necessitando, porém, de intervenções enérgicas no que se refere às diferenças entre fala e escrita, bem como ao exercício metalingüístico. A substituição da variedade rural pela norma padrão se torna desaconselhável; antes, recomenda-se o acréscimo da modalidade culta ao seu discurso falado e escrito, quando se fizer necessário. |
Descrição: | OLIVEIRA, Edivone Meire . Variação lingüistica rural e alfabetização de crianças: avaliação de intervenções lingüisticas e metalingüisticas. 2008. 377f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3080 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_Tes_EMOliveira.pdf | 30,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.