Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, José Ribamar Furtado de | - |
dc.contributor.author | Barros, Maria Osvaldina Lessa | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T19:04:20Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T19:04:20Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Barros, M. O. L.; Souza, J. R. F. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30786 | - |
dc.description | BARROS, Maria Osvaldina Lessa. Desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial como proposta ao Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco José. 2014. 39f. TCC (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização Pró Jovem do Campo - Saberes da Terra, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study was to investigate the PPP School Francis Joseph - Community Caiçara - seeking to realize the vision of the School Community for Rural Education as a contribution to the public policy of Field Education in the Municipality of Canindé according to the guidelines Knowledge of the Earth program – Pró jovem Campo. Search stepped up in an attempt to disseminate information gathered in workshops in the community seeking to provoke the implementation of the module "Sustainable Development with a Territorial Approach" PPP in school, and a brief presentation of the modules: Family Farming, Production System, citizenship and Solidarity Economy. A bibliographic research on the subject was perceived lack of training and professional qualification of teachers on the Field Education mainly in the construction of PPP School considered the key to the implementation of the module curriculum geared towards local sustainable development part. Therefore, we conclude that the deployment of modules dedicated to the education and field in school José Francisco, walks with great timidity need a training process to transform the educational matrix. During the training process, the school community is beginning to believe that it is possible for a construction education field. It is believed that the issues relevant to the changing pedagogical matrix for the peoples of the field are difficult because they involve various social aspects: management of CEPAM, teacher training, school management and prejudice to live in the country. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Educação no Meio Rural | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial como proposta ao Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco José | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo do trabalho foi investigar o PPP da Escola Francisco José – Comunidade Caiçara – buscando perceber a visão da Comunidade Escolar para a Educação do Campo como forma de contribuir com as políticas públicas de Educação do Campo no Município de Canindé de acordo com as diretrizes do Programa Saberes da Terra – Pró jovem Campo. A pesquisa caminhou-se na tentativa de disseminar as informações colhidas nos seminários realizados na comunidade buscando provocar a implantação no módulo “Desenvolvimento Sustentável com Enfoque Territorial” no PPP da escola, e também uma breve apresentação dos módulos: Agricultura Familiar, Sistema de Produção, Cidadania e Economia Solidária. Na O Objetivo do trabalho foi investigar o PPP da Escola Francisco José – Comunidade Caiçara – consulta bibliográfica sobre a temática se percebeu a falta de conhecimento por parte dos professores e professoras sobre a Educação do Campo, principalmente na construção do PPP da escola, já que os mesmos ressaltaram nem ter conhecimento do que continha no documento. Portanto concluímos que a implantação dos módulos voltados para uma educação do e no campo na escola Francisco José caminha com muita timidez precisa de um processo formativo para transformar a matriz pedagógica. No decorrer do processo formativo a comunidade escolar está começando a acreditar que é possível uma construção de educação para o campo. Acredita-se que as questões pertinentes para a mudança da matriz pedagógica para os povos do campo são difíceis por envolverem vários aspectos sociais: atuação do CEPAM, formação dos professores, gestão escolar e o preconceito de se morar no campo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EECST - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_molbarros.pdf | 697,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.