Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30784
Tipo: | TCC |
Título: | A relação de trabalho e produção na Comunidade de Santa Rosa – Canindé/CE - a educação de jovens e adultos campesinos e o Programa Saberes da Terra |
Autor(es): | Sousa, Adriana Paulino de |
Orientador: | Souza, José Ribamar Furtado de |
Palavras-chave: | Educação no Meio Rural;Ecossistema;Políticas Agrárias;Educação Rural;Sustentabilidade |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | Sousa, A. P.; Souza, J. R. F. (2014) |
Resumo: | O presente estudo fez uma análise coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola Dr. José Hugo, Polo 16, município de Canindé/Ce, trabalhando com a turma de Educação de Jovens e Adultos com o intuito de propor a inserção do Sistema de Produção Saberes da Terra no cotidiano do processo ensino e aprendizagem como fortalecimento do saber e da realidade necessária à turma pesquisada. Os eixos temáticos: Produção, Agroecologia, Ecossistema, Políticas Agrárias e Educação foram pontos de reflexão e ação no cotidiano discente. A literatura da pesquisa fora dissecada a partir de: Educação no Campo, Relação de trabalho e produção, Ecossistema, Agroecossistema, Relações de trabalho e práticas culturais nos estabelecimentos familiares, Políticas Agrícolas e Agrárias e a Educação de Jovens e Adultos no Programa Saberes da terra no município em questão. A metodologia aplicada através de diagnóstico, pesquisa colaborativa, pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e visitas às repartições públicas para consolidação das informações. Como resultado da pesquisa ora apresentada detectou-se que o Governo Federal oferece muitos programas, porém os que realmente chegam na turma em questão são: Programa de Assistência Técnica, Programa Garantia Safra e Pronaf. A intenção de uma escola que venha a contribuir de fato com o crescimento e a produção da comunidade inserida tem sido o desafio pedagógico e gerencial de cada instituição. A cidade ainda traz em si uma melhor estrutura para o crescimento intelectual dos educandos e de oportunidades de melhores trabalhos proporcionando o sonho de sair do seu torrão e ‘ser gente’ como falaram alguns discentes e agricultores durante a pesquisa. Focar nas necessidades de cada escola e dos seres envolvidos precisa ser uma política publica de efetiva realidade para o camponês e seu habitat. |
Descrição: | SOUSA, Adriana Paulino de. A relação de trabalho e produção na Comunidade de Santa Rosa – Canindé/CE - a educação de jovens e adultos campesinos e o Programa Saberes da Terra. 2014. 57f. TCC (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização Pró Jovem do Campo - Saberes da Terra, Fortaleza (CE), 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30784 |
Aparece nas coleções: | EECST - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_apsousa.pdf | 911,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.