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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, José Ribamar Furtado de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Lucia Barroso | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T18:34:04Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T18:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, A. L. B.; Souza, J. R. F. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30783 | - |
dc.description | ALMEIDA, Ana Lucia Barroso. A relação de trabalho e produção na Comunidade de Santa Rosa – Canindé/CE: a educação de jovens e adultos campesinos e o Programa Saberes da Terra. 2014. 40f. TCC (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização Pró Jovem do Campo - Saberes da Terra, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação no Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Ecossistema | pt_BR |
dc.subject | Juventude Rural - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação no Meio Rural | pt_BR |
dc.title | A relação de trabalho e produção na Comunidade de Santa Rosa – Canindé/CE: a educação de jovens e adultos campesinos e o Programa Saberes da Terra | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo fez uma análise coletiva do Projeto Politico Pedagógico da Escola Dr. José Hugo, Polo 16, município de Canindé/Ce, trabalhando com a turma de Educação de Jovens e Adultos com o intuito de propor a inserção do Sistema de Produção Saberes da Terra no cotidiano do processo ensino e aprendizagem como fortalecimento do saber e da realidade necessária à turma pesquisada. Os eixos temáticos: Produção, Agroecologia, Ecossistema, Políticas Agrárias e Educação foram pontos de reflexão e ação no cotidiano discente. A literatura da pesquisa fora dissecada a partir de: Educação no Campo, Relação de trabalho e produção, Ecossistema, Agroecossistema, Relações de trabalho e práticas culturais nos estabelecimentos familiares, Politicas Agrícolas e Agrárias e a Educação de Jovens e Adultos no Programa Saberes da terra no município em questão. A metodologia aplicada através de diagnóstico, pesquisa colaborativa, pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e visitas às repartições públicas para consolidação das informações. Como resultado da pesquisa ora apresentada detectou-se que o Governo Federal oferece muitos programas porém os que realmente chegam na turma em questão são: Programa de Assistencia Técnica, Programa Garantia Safra e Pronaf. A intenção de uma escola que venha a contribuir de fato com o crescimento e a produção da comunidade inserida tem sido o desafio pedagógico e gerencial de cada instituição. A cidade ainda traz em si uma melhor estrutura para o crescimento intelectual dos educandos e de oportunidades de melhores trabalhos proporcionando o sonho de sair do seu torrão e ‘ser gente’ como falaram alguns discentes e agricultores durante a pesquisa. Focar nas necessidades de cada escola e dos seres envolvidos precisa ser uma política publica de efetiva realidade para o camponês e seu habitat. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EECST - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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