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dc.contributor.advisorNascimento, Roberto Sérgio do-
dc.contributor.authorSiqueira, Samuel Pimentel-
dc.date.accessioned2018-04-03T20:27:59Z-
dc.date.available2018-04-03T20:27:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Samuel Pimentel. Corrupção e financiamento do sistema político brasileiro: desdobramentos da Operação Lava Jato nos estados brasileiros. 2016. 21 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30731-
dc.description.abstractThis paper conducted a study on the relationship between business groups that made donations to the campaigns of the Governors elected in 2010 and contracts generated during the management of those candidates (2011-2014). With that in mind, were selected candidates of seven States, taking into account the importance of these within the region to which they belong. The objective of this research is to analyze of the system of electoral political financing for the government of the Brazilian states for the 2010 elections. The methodology was based on analysis of descriptive quantitative aspects of information extracted from electronic sites of the Superior Electoral Court and e-government pages of states. It was found that the companies, for the most part, did not have ideological aspects in the performance of their donations, but an interest in gaining possible future benefit, as noted in about 40% of the groups surveyed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCampanha eleitoral - Financiamentopt_BR
dc.subjectFundos para campanha eleitoralpt_BR
dc.subjectCorrupção na políticapt_BR
dc.titleCorrupção e financiamento do sistema político brasileiro: desdobramentos da Operação Lava Jato nos estados brasileirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho realizou um estudo sobre a relação existente entre os grupos empresariais que realizaram doações para as campanhas dos Governadores eleitos no pleito de 2010 e os contratos gerados durante a gestão desses mesmos candidatos (2011-2014). Para tanto, foram selecionados candidatos de 7 (sete) Estados, levando em consideração a importância desses dentro da região ao qual pertence. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o sistema de financiamento político eleitoral para o governo dos Estados Brasileiros para as eleições de 2010. A metodologia baseou-se em analisar de forma descritiva os aspectos quantitativos das informações extraídas dos sítios eletrônicos do Tribunal Superior Eleitoral e das páginas de governo eletrônico dos Estados sucessivamente. Verificou-se que as empresas, em sua grande maioria, não possuíam aspectos ideológicos na realização de suas doações, mas sim um interesse na obtenção de possível benefício futuro, como observado em cerca de 40% dos grupos pesquisados.pt_BR
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