Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30584
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes | - |
dc.contributor.author | Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de | - |
dc.contributor.author | Santos, Luísa Maria Marques Marinho | - |
dc.contributor.author | Viana, Maria de Fátima Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-27T12:21:47Z | - |
dc.date.available | 2018-03-27T12:21:47Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, O. M. P. L. et al. Views on nursing education in Portugal. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3313, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30584 | - |
dc.description.abstract | Objective: to understand nurses’ perception of hospital care about nursing education. Methods: a qualitative study was carried out in 19 hospital institutions, with 56 nurses. For the data collection, the semi-structured interview was used and, in the analysis, the Atlas.ti® software. Results: these aspects emerged as units of analysis: positive and negative aspects of nursing teaching in a theoretical context; and positive and negative aspects of nursing teaching in a practical context. The perception of nurses about nursing education is essentially related to the existence of much diversified training processes. Conclusion: despite the evolution of nursing as a discipline and profession, nurses recognize that many of the weaknesses in nursing education are based on the differences between nursing schools, and the need for a closer approximation of theory to practice is evident, among other strategies, the follow-up of the students during the internships by the teachers of the School. | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Estágio Clínico | pt_BR |
dc.title | Views on nursing education in Portugal | pt_BR |
dc.title.alternative | Olhares sobre o ensino de enfermagem em Portugal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: compreender a percepção dos enfermeiros da assistência hospitalar sobre o ensino de enfermagem. Métodos: estudo qualitativo, realizado em 19 instituições hospitalares, com 56 enfermeiros. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e, na análise, o software Atlas.ti®. Resultados: emergiram como unidades de análise: aspectos positivos e negativos do ensino de enfermagem em contexto teórico; e aspectos positivos e negativos do ensino de enfermagem em contexto prático. A percepção dos enfermeiros sobre o ensino de enfermagem está relacionada, essencialmente, à existência de processos formativos muito diversificados. Conclusão: apesar da evolução da enfermagem enquanto disciplina e profissão, os enfermeiros reconhecem que, no âmbito do ensino, muitas das fragilidades estão alicerçadas nas diferenças entre as escolas de enfermagem, sendo evidente a necessidade de maior aproximação da teoria à prática, o que implica, entre outras estratégias, o acompanhamento dos estudantes durante os estágios pelos docentes da Escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_omplribeiro.pdf | 207,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.