Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLinhares, Eduardo Rodrigues-
dc.contributor.authorPaiva, Gabriel Paz-
dc.date.accessioned2018-03-23T19:15:40Z-
dc.date.available2018-03-23T19:15:40Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPAIVA, Gabriel Paz. Divulgação do capital intelectual nas 10 maiores empresas listadas na BM&FBOVESPA. 2017. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30549-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectDivulgação de informações contábeispt_BR
dc.subjectBens incorpóreospt_BR
dc.titleDivulgação do capital intelectual nas 10 maiores empresas listadas na BM&FBOVESPApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos, observou-se grande valorização do conhecimento como recurso econômico, podendo ser conduzido pelo capital intelectual. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a frequência de divulgação anual do capital intelectual. Para tanto, foi feita a análise qualitativa de dados nos relatórios anuais e/ou de sustentabilidade dos anos de 2015 e 2016 das 10 maiores empresas em patrimônio líquido consolidado de 2015 listadas na BM&FBOVESPA, utilizando-se da base de dados da ECONOMÁTICA®. Aplicou-se um modelo de indicadores para analisar a composição do Capital Intelectual das empresas selecionadas. Em segundo momento, foram comparados resultados com estudos de outros países. A pesquisa tem natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos possibilitam constatar uma queda de evidenciação de 2015 para 2016, com predominância de divulgação do Capital Relacional nos dois anos e destaque para relatórios de sustentabilidade. Conclui-se que as empresas estão atentas à divulgação do capital intelectual. Adicionalmente, a diminuição de evidenciação pode estar relacionada à perda de vantagens competitivas, ao impacto negativo sobre a reputação e à disputa por market share.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_gppaiva.pdf151,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.