Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30341
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os ‘filtros-bolhas’ da Internet nos aplicativos de música online
Autor(es): Santos, Mylena Ceribelle Gadelha
Ramos, Rebecca Costa
Rios, José Riverson Araújo Cysne
Palavras-chave: Cibercultura;Bolhas;Música;Filtro
Data do documento: 2015
Citação: Santos, M. C. G.; Ramos, R. C.; Rios, J. R. A. C. (2015)
Resumo: Muito se discute sobre o cenário da web e como os novos usuários, e até mesmo os mais antigos, têm lidado com esta “nova fase”, na qual o acesso é mais difundido e a velocidade é maior. Os arquivos musicais, por exemplo, existem aos montes na Internet e, muitas vezes, não interessa ao usuário escutar tudo aquilo que está disponível. Assim, podem surgir os nichos e o usuário pode se perder em sua própria “bolha virtual”. Analisaremos então os novos programas e aplicativos móveis que são especializados em distribuição de música. Citaremos os aplicativos Spotify e Last.fm neste estudo e o ponto é entender como funciona de fato o processo de filtragem das principais músicas que vão ser ouvidas pelos usuários. A análise partirá dos conceitos debatidos pelo autor Eli Pariser, que analisou diversas redes sociais sob a perspectiva dos filtros-bolha, a serem explicados no decorrer deste artigo.
Descrição: SANTOS, Mylena Ceribelle Gadelha; RAMOS, Rebecca Costa; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Os ‘filtros-bolhas’ da Internet nos aplicativos de música online. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 set. de 2015., Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30341
ISSN: 2175-4683
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mcgsantosrcramos.pdf497,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.