Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30341
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Os ‘filtros-bolhas’ da Internet nos aplicativos de música online |
Autor(es): | Santos, Mylena Ceribelle Gadelha Ramos, Rebecca Costa Rios, José Riverson Araújo Cysne |
Palavras-chave: | Cibercultura;Bolhas;Música;Filtro |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | Santos, M. C. G.; Ramos, R. C.; Rios, J. R. A. C. (2015) |
Resumo: | Muito se discute sobre o cenário da web e como os novos usuários, e até mesmo os mais antigos, têm lidado com esta “nova fase”, na qual o acesso é mais difundido e a velocidade é maior. Os arquivos musicais, por exemplo, existem aos montes na Internet e, muitas vezes, não interessa ao usuário escutar tudo aquilo que está disponível. Assim, podem surgir os nichos e o usuário pode se perder em sua própria “bolha virtual”. Analisaremos então os novos programas e aplicativos móveis que são especializados em distribuição de música. Citaremos os aplicativos Spotify e Last.fm neste estudo e o ponto é entender como funciona de fato o processo de filtragem das principais músicas que vão ser ouvidas pelos usuários. A análise partirá dos conceitos debatidos pelo autor Eli Pariser, que analisou diversas redes sociais sob a perspectiva dos filtros-bolha, a serem explicados no decorrer deste artigo. |
Descrição: | SANTOS, Mylena Ceribelle Gadelha; RAMOS, Rebecca Costa; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Os ‘filtros-bolhas’ da Internet nos aplicativos de música online. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 set. de 2015., Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: Intercom, 2015. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30341 |
ISSN: | 2175-4683 |
Aparece nas coleções: | ICA - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mcgsantosrcramos.pdf | 497,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.