Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30152
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde
Título(s) alternativo(s): Juegos educativos: recursos didácticos utilizados en el monitoreo académico de educación en salud
Título em inglês: Educational games: didactic resources utilized at teaching health education classes
Autor(es): Gurgel, Sabrina de Souza
Taveira, Gedeane Pereira
Matias, Érica Oliveira
Pinheiro, Patrícia Neyva da
Vieira, Neiva Francenely Cunha
Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Palavras-chave: Educação em Saúde;Estudantes de Enfermagem;Materiais de Ensino
Data do documento: Jun-2017
Instituição/Editor/Publicador: REME: Revista Mineira de Enfermagem
Citação: GURGEL, S. S. et al. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde. Rev Min Enferm., Belo Horizonte, v. 21, e-1016, jun. 2017.
Resumo: RESUMO Relato de experiência com objetivo de descrever a utilização de jogos na monitoria da disciplina Educação em Saúde. Tiveram-se como jogos: dominó, passa ou repassa, bingo, jogo da velha, jogo de dardos e jogo da memória, os quais foram adaptados aos conteúdos ministrados na disciplina. Todos foram desenvolvidos conforme os temas abordados em sala de aula, estabelecendo-se: dominó – conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde; passa ou repassa – antecedentes históricos da Educação em Saúde; bingo – cartas de promoção da saúde; jogo da memória – características do aprendiz; jogo da velha – técnicas e estratégias de ensino e aprendizagem; jogo de dardos – abordagens de Paulo Freire. Concluiu-se que os jogos podem ser utilizados nas atividades de monitoria, adaptando-os aos conteúdos da disciplina.
Abstract: Experience report with the aim to describe the utilization of games in the undergraduate teaching assistant classes of the discipline of Health education. The games used were: dominoes, group trivia game, tic-tac-toe, darts, and memory game, all of them adapted to the content taught in the discipline All of them were developed according to the topics covered in the classroom, as such: dominoes – health promotion concepts, disease prevention and health education; group trivia game – health education historical background; bingo – documents of health promotion; memory game – characteristics of students; tic-tac-toe – teaching and learning techniques and strategies; dart game – the educational approach of Paulo Freire. It was concluded that games could be used in undergraduate teaching assistant tutoring activities, adapting them to the contents of the discipline.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30152
ISSN: (On-line): 2316-9389
(Impressa): 1415-2762
Aparece nas coleções:MPSF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_ssgurgel.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.