Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReinaldo, Hugo Osvaldo Acosta-
dc.contributor.authorLima, Sérgio Henrique de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-03-07T14:46:53Z-
dc.date.available2018-03-07T14:46:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLIMA, Sérgio Henrique de Oliveira. O crowdsourcing como fator de competitividade para micro e pequenas empresas. 2013. 120 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30131-
dc.description.abstractCrowdsourcing, or outsourcing to the crowds, has become an important tool in aiding companies to become closer to their target market. As people are asked to participate in the development or solution of a product, they feel a sense of belonging to the organization. In times of hyperconnectivity, companies must learn to catalyze, in support of its strategies, the contribution of the public that supports the brand aiming to maximize its creative and innovative power while reducing costs furthering themselves from the statistic of insolvency that plagues a considerate amount of micro and small Brazilian businesses. From the literature research and the official statistics, this monograph showed how the benefits provided by crowdsourcing might contribute to the reduction of the main reasons for the extinction of this category of companies. By conducting a survey with a group of entrepreneurs from the Fashion sector in the Metropolitan area of Fortaleza, this study also showed that it is still needed to obtain an open mind in regards to modern marketing practices. Companies need to put less emphasis on the manipulation of the traditional marketing mix (4Ps), which generates short-term results and more emphasis on their core reason for existing, on the co-creation, stimulating the involvement and loyalty. The survey also found that most of the entrepreneurs interviewed acknowledges the need to evolve in this area and showed interest in the implementation of actions based on crowdsourcing model in an attempt to outperform the competition and ensure long life to the company.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCompetitividade empresarialpt_BR
dc.titleO crowdsourcing como fator de competitividade para micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO crowdsourcing, ou terceirização para a multidão, tem se constituído em uma importante ferramenta de aproximação das empresas com seu público-alvo, por propiciar às pessoas o sentimento de pertencer à organização, no momento em que elas são convidadas a participar da criação de um novo produto ou solução. Em tempos de hiperconectividade, as empresas precisam aprender a catalisar, em prol de suas estratégias, a contribuição do público que orbita a marca, buscando incrementar seu poder criativo e inovador e, ao mesmo tempo, reduzir custos, distanciando-se da estatística de insolvência que afeta parcela considerável das micro e pequenas empresas brasileiras. A partir de levantamento bibliográfico e de estatísticas oficiais, esta monografia mostrou como os benefícios propiciados pelo crowdsourcing podem contribuir para mitigar os principais fatores de extinção desta categoria de empresas. Mostrou também, por meio da aplicação de um estudo de campo realizado junto a um grupo de empresários do setor da moda na Região Metropolitana de Fortaleza, que ainda é preciso adquirir uma cultura de abertura às modernas práticas de marketing, pautadas menos nas manipulações do mix mercadológico tradicional (4P’s), que geram resultados de curto prazo, e mais na razão de existir das empresas, na cocriação, que estimulam o engajamento e a fidelização. A pesquisa também apontou que a maior parte dos empreendedores entrevistados admite a necessidade de evoluir neste sentido e afirma interesse em implementar ações baseadas no modelo crowdsourcing, na tentativa de superar a concorrência e garantir vida longa ao negócio.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_sholima.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.