Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Andréa Soares Rocha da | - |
dc.contributor.author | Gubert, Fabiane do Amaral | - |
dc.contributor.author | Lima, Ivana Cristina Vieira de | - |
dc.contributor.author | Rolim, Raquel de Melo | - |
dc.contributor.author | Tavares, Diego Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Silva, Daiana Araújo da | - |
dc.contributor.author | Almeida, Walquiria Aparecida Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T13:51:41Z | - |
dc.date.available | 2018-03-07T13:51:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. S. R. et al. Validaçao de conteúdo e aparência de um curso online para a vigilância da influenza. Revista Íbero-Americana de Estudos em Educação, v. 12 , n. esp. 2 , p. 1408-1420, ago./2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-8606 | - |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30114 | - |
dc.description.abstract | In Brazil, acute respiratory infections (ARI) caused by influenza are frequent in the population and demand constant vigilance from the health services, which has urged new educational technologies for coping with the disease. In view of this, the objective of the study is to validate the content and appearance of an online course for the surveillance of influenza, together with judges with experience in the health surveillance and epidemiological network. It is a methodological study, based on Falkemback's (2015) reference and calculation of content validity index (CVI). After the development of the course, there was the apparent validation, content and pedagogical aspects that involved the training, by judges considered specialists in the areas of distance education and epidemiological and health surveillance in the area of influenza respectively. In total, 13 judges participated in this validation stage and analyzed the following points: Accessibility; Usability; functionality; Content; Relevance; Efficiency and Environment. According to the results, the judges were mostly female, eight were nurses and the other were in the area of dentistry, biology, pharmacy, medicine and veterinary medicine and in relation to the content validity index there was consensus among the participants. At the end, it can be said that the course, through specific pedagogical and didactic resources, is a virtual educational technology that has enabled collaborative learning to facilitate learning about influenza. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação à Distância | pt_BR |
dc.subject | Vírus da Influenza A | pt_BR |
dc.subject | Estudos de Validação | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | Validaçao de conteúdo e aparência de um curso online para a vigilância da influenza | pt_BR |
dc.title.alternative | Validación de contenido y apariencia de un curso online para el vigilancia de la influenza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No Brasil, as infecções respiratórias agudas causadas pela influenza são frequentes na população e demandam vigilância constante dos serviços de saúde, o que tem urgido novas tecnologias educacionais para os profissionais de saúde que trabalham na prevenção, promoção e tratamento da doença. O objetivo do estudo é validar o conteúdo e a aparência de um curso online, na modalidade a distância, para a vigilância da influenza, junto a juízes com experiência na rede de vigilância em saúde e epidemiológica. Trata-se de um estudo metodológico, a partir do referencial de Falkemback (2015) e cálculo do índice de validade de conteúdo (IVC). Após o desenvolvimento do curso foi realizada a validação, incluindo dos aspectos pedagógicos que envolveram a formação junto a 13 juízes especialistas nas áreas de educação a distância e vigilância em saúde e epidemiológica na área de influenza (conteúdo,) respectivamente; os mesmos analisaram os seguintes pontos: acessibilidade; usabilidade; funcionalidade; conteúdo; relevância; eficiência e ambiente. Segundo os resultados, os juízes eram na maioria do sexo feminino, oito eram enfermeiros e os demais atuavam na área de odontologia, biologia, farmácia, medicina e medicina veterinária; em relação ao IVC, este foi próximo a 1, evidenciando a pertinência e qualidade do curso online. Ao final, pode-se dizer que a formação, por meio de recursos pedagógicos e didáticos virtuais para profissionais de saúde de todo Brasil, é uma tecnologia educativa virtual que tem possibilitado a aprendizagem colaborativa facilitando o manejo da temática influenza. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | En Brasil, las infecciones respiratorias agudas (IRA) causadas por la influenza son frecuentes en la población y demanda vigilancia constante de los servicios de salud, lo que ha urgido nuevas tecnologías educativas para el enfrentamiento de la enfermedad. En vista de ello, el objetivo del estudio es validar el contenido y la apariencia de un curso online para el vigilancia de la influenza, junto a jueces con experiencia en la red de vigilancia en salud y epidemiología. Se trata de un estudio metodológico, a partir del referencial de Falkemback (2015) y calculo del índice de validez de contenido (IVC). Después del desarrollo del curso se realizó la validación aparente, de contenido y de los aspectos pedagógicos que involucraron la formación, por jueces considerados especialistas en las áreas de educación a distancia y vigilancia en salud y epidemiología en el área de influenza (contenido) respectivamente. En total, 13 jueces participaron en esta etapa de validación y analizaron los siguientes puntos: Accesibilidad; Usabilidad; Funcionalidad; Contenido; Relevancia; Eficiencia y Medio Ambiente. Según los resultados, los jueces eran en la mayoría del sexo femenino, ocho eran enfermeros y los demás actuaban en el área de odontología, biología, farmacia, medicina y medicina veterinaria y en relación al índice de validez de contenido hubo consenso entre los participantes. Al final se puede decir que el curso, por medio de recursos pedagógicos y didácticos específicos es una tecnología educativa virtual que ha posibilitado el aprendizaje colaborativo facilitando el aprendizaje sobre la temática influenza. | pt_BR |
dc.title.en | Validation of content and appearance of an online course for the surveillance of influenza | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPSF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_asrsilva.pdf | 290,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.