Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
Autor(es): Fontenele, Amanda Venâncio
Barreto, Helena Martins do Rego
Palavras-chave: Identidade;Pós-modernidade;YouTube;Vlog;Consumo
Data do documento: 2015
Citação: FONTENELE, Amanda Venâncio; BARRETO, Helena Martins do Rego. Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os vlogs e como esses vídeos, que surgiram informalmente e eram gravados sem muitas expectativas de retorno do público, acabaram se popularizando e por fim tornando-se um negócio lucrativo para os vlogueiros. Este estudo também pretende compreender os motivos que levaram os vlogs a fazerem tanto sucesso, relacionando-os as concepções de identidade e consumo na era pós moderna. O trabalho tem como objeto de pesquisa o vlogueiro brasileiro PC Siqueira e seu vlog “Maspoxavida”, um dos mais populares no país. A análise será fundamentada nos estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural na pós-modernidade, Mike Featherstone e a cultura do consumo no pós-modernismo e por fim, a teoria da economia política da comunicação sob o viés de Valério Cruz Britto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098
ISSN: 2175-4683
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_avfontenele; hmrbarreto.pdf649,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.