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dc.contributor.advisorAzevedo Filho, Mário Angelo Nunes de-
dc.contributor.authorVillarroel, Ximena Cecilia León-
dc.date.accessioned2018-03-02T13:57:06Z-
dc.date.available2018-03-02T13:57:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLEÓN VILLARROEL, X. C. Avaliação da problemática da vulnerabilidade na acessibilidade ao trabalho nas cidades de La Paz e El Alto - na Bolívia. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30026-
dc.description.abstractThe city is a set of dynamic systems that interact and, if there is any problem in one of them, it can produce imbalances in the other subsystems due to interdependence. There are approaches that use integrated land use and transport modeling. In the last two decades, these have been considered for preparation of mobility plans. However, developing countries cities had an urban growth that does not respond, mostly, to the urban plans. Human settlements invaded areas that had not been planned to be habitable. This contributes to the generation of vulnerabilities in the urban system. These conditions affect the accessibility of people to their daily activities and concerns not only the place of dwelling but also the space used in the trips. The objective of this research is to propose a method to evaluate the impacts of the accessibility vulnerability of the population working in the cities of La Paz and El Alto in Bolivia. There is a large number of indicators in the literature that assess how vulnerability can affect the level of service of the transportation system, focusing on system offerings at an operational level. In this research, the purpose was to bring this concept to accessibility planning. A method had been proposed to understand the vulnerability problem in the displacements of the population of the studied cities, by using indicators of accessibility to the work places and the necessity of displacements using public transportation. Causal relationships of network connectivity problems were identified as an impact factor in accessibility.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectAnálise da vulnerabilidadept_BR
dc.subjectSolo - Usopt_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.subjectVulnerabilitypt_BR
dc.subjectLand usept_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.subjectSpatial analysispt_BR
dc.titleAvaliação da problemática da vulnerabilidade na acessibilidade ao trabalho nas cidades de La Paz e El Alto - na Bolíviapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA cidade é um conjunto de sistemas dinâmicos que interagem e, caso exista algum problema em um destes, pode-se produzir desequilíbrios nos outros subsistemas devido à interdependência. Existem abordagens que utilizam a modelagem integrada de uso de solo e transportes. Estas têm sido consideradas, nas últimas duas décadas, na preparação de planos de mobilidade. As cidades dos países em desenvolvimento tiveram um crescimento urbano que não responde, em sua maioria, aos planos urbanos. Os assentamentos humanos invadiram zonas que não tinham sido planejadas para ser habitáveis. Isto contribui para a geração de vulnerabilidades no sistema urbano. Essas condições impactam na acessibilidade das pessoas às suas atividades diárias e dizem respeito não apenas ao local de moradia, mas também ao espaço utilizado nos deslocamentos. O objetivo desta pesquisa é o de propor um método para avaliar os impactos da vulnerabilidade da acessibilidade da população que trabalha nas cidades de La Paz e El Alto, na Bolívia. Existe, na literatura, uma grande quantidade de indicadores que avaliam como a vulnerabilidade pode afetar o nível de serviço do sistema de transporte, ou seja, com foco na oferta do sistema em um nível operacional. Nesta pesquisa, o propósito foi o de trazer este conceito para o planejamento da acessibilidade. Foi proposto um método para compreender a problemática da vulnerabilidade nos deslocamentos da população destas cidades, através da utilização de indicadores de acessibilidade aos locais de trabalho e da necessidade de deslocamentos utilizando transporte público. Foram identificadas relações causais dos problemas de conectividade da rede como fator impactante na acessibilidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

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