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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Andrea Moura da Costa | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcos Antônio Martins | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-02T11:04:57Z | - |
dc.date.available | 2018-03-02T11:04:57Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Andrea Moura da Costa; LIMA, Marcos Antônio Martins. A formação dos docentes do ensino superior sobre a perspectiva das políticas de valorização do magistério. In: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ESTADO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: TENSÕES E AGENDAS EM (DES)CONSTRUÇÃO, 28., João Pessoa (PB), 26 a 28 de abril de 2017. Anais... João Pessoa: 2017. p.1687-1691. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677.3802 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30017 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject | Praticas de formação | pt_BR |
dc.subject | Políticas | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.title | A formação dos docentes do ensino superior sobre a perspectiva das políticas de valorização do magistério | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação do docente do ensino superior. Essa abordagem é envolta de muita cautela que nos remete a colocar esse problema à luz das teorias sobre a competência docente na proposta de evidenciar o atual momento. Esse momento vem acompanhado da preocupação com a formulação da política de valorização do magistério que tem submergido desde promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira Nº 9.394/96, sobre a questão da formação do professor do ensino superior e da promulgação da Lei Nº 12.772/2012. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental na Universidade Federal do Ceará (UFC) compreendendo o período de 2013 a 2015. Os resultados mostram que a instituição se mobilizou para oferecer diversas formações no intuito de valorizar o magistério. Entretanto, essas ações ainda não são percebidas da mesma forma por todos os docentes, pois 2,42% dos respondentes não participaram de nenhuma ação formativa durante esse período e a carga horária média docente ficou em 42,54h quando deveria ser 64h de formação no mínimo durante os três anos de estágio probatório. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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