Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorLima, Lara Silva-
dc.date.accessioned2018-03-01T18:46:41Z-
dc.date.available2018-03-01T18:46:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLIMA, L. S. Espraiamento urbano por autossegregação e seus impactos na acessibilidade urbana de Fortaleza. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30015-
dc.description.abstractThe expansion of urban areas may lead to a center-periphery sprawl, a phenomenon common to most brazilian metropolises. In this context, the high income population has been attracted by new forms of urban habitats culminating in a process of socio-spatial self-segregation in the city's territory. This pattern leads to negative consequences for the city, with the unlimited expansion of the urban spot compromising the levels of accessibility to work activities, study, among others that the population wishes to perform. This master's research aims to understand the phenomenon of urban sprawl by self-segregation and its impact on the urban accessibility of Fortaleza. For this, adopting an interdisciplinary approach that considers the interaction of the subsystems of land use and transport, it is proposed the representation, characterization and diagnosis of this problem, from the definition of indicators capable of representing the problems and their causal relations . For these analyzes, operational modeling and spatial statistics tools were used, contributing to the understanding of this complex problem. It is hoped to advance in the discussions about the urban accessibility planning from the phenomenological and methodological application, contributing in the systematization of the integrated urban planning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectEspraiamento urbanopt_BR
dc.subjectAcessibilidade - Planejamento urbanopt_BR
dc.subjectAutossegregaçãopt_BR
dc.subjectZoneamentopt_BR
dc.subjectUrban accessibilitypt_BR
dc.subjectUrban sprawlpt_BR
dc.subjectSelf-segregationpt_BR
dc.titleEspraiamento urbano por autossegregação e seus impactos na acessibilidade urbana de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA expansão das áreas urbanas pode levar a um espraiamento centro-periferia, fenômeno comum à maioria das metrópoles brasileiras. Nesse contexto, a população de alta renda vem sendo atraída por novas formas de habitats urbanos culminando num processo de autossegregação socioespacial no território da cidade. Esse padrão acarreta em consequências negativas para a cidade, com a expansão desmedida da mancha urbana comprometendo os níveis de acessibilidade às atividades de trabalho, estudo, dentre outras que a população deseja realizar. Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo compreender o fenômeno do espraiamento urbano por autossegregação e seu impacto na acessibilidade urbana de Fortaleza. Para isso, adotando uma abordagem interdisciplinar que considera a interação dos subsistemas de uso do solo e de transportes, propõe-se a representação, a caracterização e o diagnóstico dessa problemática, a partir da definição de indicadores capazes de representar os problemas e suas relações causais. Para essas análises foram utilizadas ferramentas da modelagem operacional e de estatística espacial, contribuindo para a compreensão dessa problemática complexa. Espera-se avançar nas discussões acerca do planejamento da acessibilidade urbana a partir da aplicação fenomenológica e metodológica, contribuindo na sistematização do processo de planejamento urbano integrado.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_lslima.pdf24,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.