Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRebouças, Sílvia Maria Dias Pedro-
dc.contributor.authorFerraz, Sofia Batista-
dc.date.accessioned2018-02-27T19:50:08Z-
dc.date.available2018-02-27T19:50:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERRAZ, Sofia Batista. Ser ou não ter, eis a questão: um estudo sobre anticonsumo e estilos de vida. 2013. 94 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29975-
dc.description.abstractPromote an agenda that aims to reduce consumption in societies is a difficult task because it goes against the paradigm of social dominance orientation and consumerist. This study aims to analyze the influence of Materialism in Anticonsumption lifestyles (Tightwadism, Voluntary Simplicity and Frugality) and the moderating role of Self-control and Long-Term Orientation in undergraduate students in the area of Administration. The research is quantitative and descriptive due to its objectives. It is a field research with the use of correlation analysis and multiple linear regression. The results confirmed the negative correlation between Materialism and Tightwadism and Materialism and Voluntary Simplicity. However, Materialism and Frugality not obtained the expected significance for the establishment of a relationship. It was found that the Voluntary Simplicity does not have a significant relationship with the Long Term Orientation nor the Self-Control but, in contrast, the study demonstrated a positive relationship of Frugality and Tightwadism with both moderating variables. The Long Term Orientation has significant moderating effect on the influence of Materialism in Voluntary Simplicity, which, again, only the Long Term Orientation significantly influences the relationship between Materialism and Frugality. Finally, it was found that individuals with greater Long Term Orientation are more tightwads. From the study seized, it is expected to meet a new consumer profile, which has its own values, as well as a different way of perceiving the world and the relationships that permeate it. It is expected also to establish new conjectures research due to the variety of the results presented and validated.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEstilo de Vidapt_BR
dc.titleSer ou não ter, eis a questão: um estudo sobre anticonsumo e estilos de vidapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrPromover uma agenda que vise a redução do consumo nas sociedades é uma tarefa difícil porque vai contra o paradigma social da orientação consumista e dominante. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do Materialismo nos estilos de vida de Anticonsumo (Avareza, Simplicidade Voluntária e Frugalidade) e o papel moderador do Autocontrole e da Orientação a Longo Prazo em estudantes de graduação da área da Administração. O estudo é de natureza quantitativa e é descritiva quanto aos seus objetivos. Trata-se de uma pesquisa de campo com a utilização de análise de Correlação e de Regressão Linear Múltipla. Os resultados confirmaram a correlação negativa existente entre Materialismo e Avareza e Materialismo e Simplicidade Voluntária. Entretanto, quanto ao Materialismo e Frugalidade, não obteve-se a significância esperada para o estabelecimento de alguma relação. Constatouse que a Simplicidade Voluntária não possui relação significativa com a Orientação a Longo Prazo nem com o Autocontrole mas, em contraponto, tem-se relação positiva da Frugalidade e da Avareza com ambas as variáveis moderadoras. Constatou-se que a Orientação a Longo Prazo possui efeito moderador significativo na influência Materialismo na Simplicidade Voluntária; que, mais uma vez, apenas Orientação a Longo Prazo influencia de forma significativa a relação entre Materialismo e Frugalidade; e, que, por fim, os indivíduos com maior Orientação a Longo Prazo são mais avarentos. A partir do estudo apreendido, espera-se conhecer um novo perfil de consumidor, que possui valores próprios, assim como uma forma diferente de perceber o mundo e as relações que o permeiam. Espera-se, ainda, estabelecer novas conjecturas de pesquisa devido à variedade dos resultados apresentados e validados.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_sbferraz.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.