Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBeserra, Raquel Carine Martins-
dc.contributor.authorMesquita, Antonia Edivania Conrado de-
dc.date.accessioned2018-02-27T13:59:52Z-
dc.date.available2018-02-27T13:59:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBessera, R. C. M.; Mesquita, A. E. C. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2448-0495-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29938-
dc.descriptionBESERRA, Raquel Carine Martins; MESQUITA, Antonia Edivania Conrado de. Todos nós somos iguais, tem nada de diferente. Práticas pedagógicas e cultura negra, nas narrativas de Educadoras em Fortaleza. In: SEMINÁRIO ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA. AFROBRASILIDADES: CULTURA, RELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO, 7., 19 a 23 de de setembro de 2016, Crato(CE), Juazeiro do Norte (CE), Bodocó (PE). Anais... Juazeiro do Norte (CE): Universidade Regional do Cariri, 2016. p. 295.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCultura Negrapt_BR
dc.titleTodos nós somos iguais, tem nada de diferente. Práticas pedagógicas e cultura negra, nas narrativas de Educadoras em Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudar as práticas pedagógicas realizadas junto a projetos referentes á cultura negra em uma escola municipal de Fortaleza foi o objetivo geral do presente trabalho. Com isso, seguiram-se como objetivos específicos: a) Verificar o processo de elaboração do Projeto; b) Identificar os elementos institucionais e políticos que favoreceram ou não o Projeto; c) Levantar a partir dos educandos e educadores suas compreensões em torno da temática; d) Caracterizar práticas educativas ocorridas na escola. A abordagem metodológica teve caráter qualitativo, cujo paradigma aproximativo foi a dialética. Para tanto, os procedimentos utilizados foram: a observação com registro em diário de campo; o estudo bibliográfico; as sistematizações e estudo de atividades pedagógicas no espaço escolar. Dentre os principais resultados: o projeto teve êxito quando se propôs a trabalhar com um grupo de educadores; alguns educadores se interessaram pelo projeto, houve troca de materiais e socialização de experiências; houve pouco envolvimento da gestão; as produções dos educandos foram enriquecedores para a reflexão conjunta. Conclui-se que as experiências realizadas no decorrer dos projetos foram ricas em aprendizagem, destacando que as questões étnicas estão fortemente impregnadas no cotidiano escolar. Nesse sentido, é preciso sensibilização com as identidades várias das comunidades locais a fim de que se construa uma educação que trate da vida.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rcmbeserraaecmesquita.pdf155,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.