Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29938
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Beserra, Raquel Carine Martins | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Antonia Edivania Conrado de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-27T13:59:52Z | - |
dc.date.available | 2018-02-27T13:59:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Bessera, R. C. M.; Mesquita, A. E. C. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-0495 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29938 | - |
dc.description | BESERRA, Raquel Carine Martins; MESQUITA, Antonia Edivania Conrado de. Todos nós somos iguais, tem nada de diferente. Práticas pedagógicas e cultura negra, nas narrativas de Educadoras em Fortaleza. In: SEMINÁRIO ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA. AFROBRASILIDADES: CULTURA, RELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO, 7., 19 a 23 de de setembro de 2016, Crato(CE), Juazeiro do Norte (CE), Bodocó (PE). Anais... Juazeiro do Norte (CE): Universidade Regional do Cariri, 2016. p. 295. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Cultura Negra | pt_BR |
dc.title | Todos nós somos iguais, tem nada de diferente. Práticas pedagógicas e cultura negra, nas narrativas de Educadoras em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Estudar as práticas pedagógicas realizadas junto a projetos referentes á cultura negra em uma escola municipal de Fortaleza foi o objetivo geral do presente trabalho. Com isso, seguiram-se como objetivos específicos: a) Verificar o processo de elaboração do Projeto; b) Identificar os elementos institucionais e políticos que favoreceram ou não o Projeto; c) Levantar a partir dos educandos e educadores suas compreensões em torno da temática; d) Caracterizar práticas educativas ocorridas na escola. A abordagem metodológica teve caráter qualitativo, cujo paradigma aproximativo foi a dialética. Para tanto, os procedimentos utilizados foram: a observação com registro em diário de campo; o estudo bibliográfico; as sistematizações e estudo de atividades pedagógicas no espaço escolar. Dentre os principais resultados: o projeto teve êxito quando se propôs a trabalhar com um grupo de educadores; alguns educadores se interessaram pelo projeto, houve troca de materiais e socialização de experiências; houve pouco envolvimento da gestão; as produções dos educandos foram enriquecedores para a reflexão conjunta. Conclui-se que as experiências realizadas no decorrer dos projetos foram ricas em aprendizagem, destacando que as questões étnicas estão fortemente impregnadas no cotidiano escolar. Nesse sentido, é preciso sensibilização com as identidades várias das comunidades locais a fim de que se construa uma educação que trate da vida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rcmbeserraaecmesquita.pdf | 155,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.