Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2993
Tipo: Dissertação
Título: A Internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica no campo da geografia: estudo de caso sobre a implantação do Museu Virtual de Jacobina - Ba
Título em inglês: The Internet as half of education, learning and scientific spreading in the field of Geography: Study of case on the Implantation of the Virtual Museum of Jacobina (BA)
Autor(es): Amorim, Eliãn Siméia Martins dos Santos
Orientador: Santos, Gilberto Lacerda
Palavras-chave: Museu Virtual;Internet;Percepção;Geografia;Material Didático;Virtual Museum;Perception;Geography;Didactic Material;Museu Virtual de Jacobina - BA;Museu Digital;Material Didático;Ensino de Geografia;Ambiente Virtual de Aprendizagem
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos. A internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica no campo da geografia: estudo de caso sobre a implantação do Museu Virtual de Jacobina - Ba. 2007. 183f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.
Resumo: O presente trabalho procura discutir a validade do Museu Virtual de Jacobina (BA), a partir da sua concepção e implementação como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica, considerando-se a escassez de materiais didáticos dinâmicos, criativos e atuais no campo da Geografia e as múltiplas possibilidades fornecidas pela tecnologia dos computadores, em especial pela internet. Buscou-se no estudo de caso através de um curso de extensão; aos professores licenciados em Geografia e que atuam em classes de ensino fundamental e médio, da rede pública; possibilitar experiências didáticas e Identificar possibilidades pedagógicas de uso do museu virtual como material didático. Os resultados obtidos nos remetem às questões de que o ensino da Geografia pode ser repensado, avaliado, modificado a partir da realidade local, pela percepção do espaço, para o desenvolvimento de postura ética e cidadania e neste sentido, o Museu Virtual tornou-se material didático válido e importante
Abstract: The present work looks for to argue the validity of the Virtual Museum of Jacobina (BA), from its conception and implementation as means of education, learning and scientific spreading, considering it scarcity of dynamic, creative and current materials didactic in the field of Geography and the multiple possibilities supplied for the technology of the computers, in special for the Internet. One searched in the study of case through an extension course; to the professors permitted in Geography and that they act in classrooms of basic and average education, of the public net; to make possible didactic experiences and To identify pedagogical possibilities of use of the virtual museum as material didactic. The results gotten in send them to the questions of that the education of Geography can be rethink, be evaluated, be modified from the local reality, for the perception of the space, for the development of ethical position and citizenship and in this direction, the Virtual Museum became material valid and important didactic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2993
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_ ESMSAMORIM.pdf20,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.