Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Lukas de Paula-
dc.contributor.authorPereira, Karina-
dc.contributor.authorBertoncello, Dernival-
dc.contributor.authorCastro, Shamyr Sulyvan de-
dc.contributor.authorFonseca, Luiza Lara Moreira-
dc.contributor.authorWalsh, Isabel Aparecida Porcatti de-
dc.date.accessioned2018-02-23T13:35:59Z-
dc.date.available2018-02-23T13:35:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCARDOSO, L. P. et al. Excesso de peso e equilíbrio de escolares: estudo de caso controle. Journal of Physical Education, v. 28, e2827, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2448-2455-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29891-
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the influence of body mass index in the postural balance of school children. Casecontrol study involving 128 students from six to nine years, divided in the case (over weight) and control (eutrophic) groups, each with 64 people. Evaluation of static and dynamic balance was accessed by Fonseca´s Psychomotor Battery; body mass was calculated by BMI. Statistical analysis was done by simple frequencies, relative, absolute numbers and the chi-square test, with significance of 5%. Most of the students performs better in dynamic equilibrium than in the static. Significant differences were found only for the subtask of standing tiptoe in static equilibrium (p<.05), with no significant differences in other variables.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherJournal of Infection and Public Healthpt_BR
dc.subjectÍndice de Massa Corporalpt_BR
dc.subjectEquilíbrio Posturalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleExcesso de peso e equilíbrio de escolares: estudo de caso controlept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do estudo foi avaliar a influência do índice de massa corporal no equilíbrio de escolares. Estudo de caso controle em que participaram 128 escolares de seis a nove anos, divididos em grupo caso (excesso de peso) e controle (eutróficos), cada um com 64 pessoas. Na avaliação de equilíbrio estático e dinâmico foi utilizada a Bateria Psicomotora. O IMC foi utilizado como indicador do estado nutricional. Para a análise estatística usou-se números absolutos, frequências e porcentagens, e na o teste de Qui Quadrado para comparação entre os grupos, com nível de significância de 5%. A maioria dos escolares apresenta melhor perfil psicomotor para o fator equilíbrio dinâmico do que no estático. A massa corporal dos escolares influenciou apenas na subtarefa de ficar na ponta dos pés no equilíbrio estático.pt_BR
dc.title.enOverweight and balance in school children: case control studypt_BR
Aparece nas coleções:PPGSP - Artigo publicado em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_lpcardoso.pdf206,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.