Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988
Tipo: Dissertação
Título: A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
Título em inglês: The Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process.
Autor(es): Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de
Orientador: Santos, Gilberto Lacerda
Palavras-chave: Tutoria;Mediação;Interação;Experiência de Aprendizagem Mediada;Tutorship;Mediation;Interaction;Experience of Mediated Learning;Tutoria a Distância;Ensino por Tutoria;Interação homem-máquina;Análise de interação em educação;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Realidade virtual na educação;Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: ANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007.
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_JBFANDRADE.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.