Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorInuzulka, Marcelo Akira-
dc.date.accessioned2012-07-04T14:31:17Z-
dc.date.available2012-07-04T14:31:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationINUZUKA, Marcelo Akira. Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2008. 122f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Brasília-DF, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2978-
dc.description.abstractThis work aims to examine the living experienced by students of a class of pedagogy, teaching in the use of a collaborative tool based on wiki. The research was conducted at the Faculty of Education at the University of Brasilia (UNB) in four weeks from a discipline called “Mediated Practices of Informatics in Education” given by the advisor of this dissertation. It is a case study using a method of participatory research-action. To collect the views of participants, were used: questionnaire, individual and group interviews, and a seminar with participation of groups formed by themes. As theoretical reference, the four criteria were used for analysis of Dillenbourg (situation, interaction, mechanism and effect) of the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) theory and the model of collaborative construction of knowledge of Stahl to design the Knowledge Building Environment (KBE ) used. Before applying this case study, several others were tested; therefore, the project took into account the experience of other researchers of the subject. Through analysis of the results, students perceived many technical difficulties in operation and cultural difficulties, especially related to collaborative work, but the students considered the pedagogical tool as useful and feasible, considering the advantage of sharing information between peers as the greatest advantage of wiki tool.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativa Apoiada por Computadorpt_BR
dc.subjectCSCLpt_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectWikipt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCollaborationpt_BR
dc.subjectColaborative Learningpt_BR
dc.subjectCSCLpt_BR
dc.subjectComputer Supported Collaborative Learningpt_BR
dc.subjectWikis (Computer science)pt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectForums (Discussion and debate)pt_BR
dc.titleUso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de Educação da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada “Práticas Mediáticas de Informática na Educação” cedidas pelo orientador desta dissertação. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-ação participativa. Para colher as opiniões dos participantes, foram aplicados: questionário; entrevistas individuais e em grupo; e um seminário com participação de grupos formados por temas. Como referencial teórico, foram utilizado os quatro critérios de análise de Dillenbourg (situação, interação, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construção colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de Construção de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vários outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiência de outras pesquisadores do tema. Através da análise dos resultados, foram percebidos pelos alunos várias dificuldades técnicas de operação e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboração em equipe; porém os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de compartilhamento de informações entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki.pt_BR
dc.title.enEducative use of wiki: a case-study at College of Education at the University of Brasíliapt_BR
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_Dis_MAINUZUKA.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.