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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Claudiana Maria Nogueira de-
dc.contributor.authorCortez, Ariane Brandão-
dc.date.accessioned2018-02-15T15:52:32Z-
dc.date.available2018-02-15T15:52:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCORTEZ, Ariane Brandão. As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 44f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAbordagens das histórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectHQspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleAs abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa teve como objetivo investigar sobre as abordagens das Histórias em Quadrinhos, mais conhecidas como HQs de um determinado livro didático de língua portuguesa do 5º ano, visando analisar como as HQs são apresentadas e aplicadas nesse suporte de texto, avaliando assim, como é feito o trabalho de escrita e leitura sobre esse gênero textual. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, do tipo documental. A referida investigação foi realizada com o livro Português Linguagens 5º ano, da editora Atual, 2014. Os dados e informações obtidas pela análise do livro foram relacionados com a literatura estudada, dentre eles Ramos (2010), Vergueiro (2012), Maria Lins (2008), Bakhtin (1997) e Mendonça (2010). Os resultados evidenciaram que a aplicação das histórias em quadrinhos no livro didático estudado, tratam de temas sobre cotidiano escolar e familiar, relacionamentos afetivos, acontecimentos vividos, etc, e que na maior parte das vezes, os focos das atividades estão voltados principalmente para os conteúdos curriculares de gramática, ortografia e interpretação de texto, e também na aplicação das atividades, não identificamos menções aos autores das histórias em quadrinhos e também nenhuma referência ou introdução ao gênero textual, demonstrando assim, um distanciamento acerca das propostas indicadas para se trabalhar com HQs na sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

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