Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29652
Tipo: TCC
Título: Empreendedorismo: um estudo da propensão empreendedora dos alunos de Economia e Administração da UFC
Autor(es): Lima, Davi Paiva
Orientador: Rebouças, Sílvia Maria Dias Pedro
Palavras-chave: Empreendedorismo;Estudantes universitários;Análise fatorial
Data do documento: 2013
Citação: LIMA, Davi Paiva. Empreendedorismo: um estudo da propensão empreendedora dos alunos de Economia e Administração da UFC. 2013. 79 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: O contexto atual tem se mostrado propício para o surgimento de um número cada vez maior de empresas, de modo que a ação empreendedora têm se desenvolvido em vários segmentos da sociedade. Diante da importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social do país, o tema ganhou espaço no meio acadêmico, tanto na área da pesquisa, como no campo do ensino e incentivo para promoção de ações empreendedoras. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo aferir a percepção acerca do empreendedorismo e a intenção de empreender dos estudantes de economia e administração da UFC. Para tal, buscouse analisar variáveis psicológicas, demográficas e contextuais, que influenciam as intenções de comportamento e podem afetar a propensão empreendedora dos estudantes. Utilizou-se de métodos estatísticos, como a analise fatorial e regressão logística para construir fatores e formular modelos que busquem entender e predizer as intenções que levam um indivíduo a se tornar um empreendedor. E o resultado dessas análises registrou que fatores como a “realização”, “oportunidade”, “melhores perspectivas de remuneração”, a “importância da universidade” no incentivo e promoção do empreendedorismo e o gênero, são variáveis que contribuem significativamente para explicar intenção empreendedora dos estudantes da UFC.
Abstract: The current context has proved conducive to the emergence of an increasing number of companies, so that the entrepreneurial action have been developed in various segments of society. Given the importance of entrepreneurship for economic and social development, the theme gained ground in academia, both in research as in teaching and encouragement for promoting entrepreneurial activities. In this context, this study aims to assess the perception of entrepreneurship and intention to undertake economics students and administration of the UFC. To this end, we sought to examine psychological, demographic and contextual variables that influence behavioral intentions and may affect the entrepreneurial propensity of students. We used statistical methods such as factor analysis and logistic regression to construct factors and formulate models that seek to understand and predict the intentions that lead an individual to become an entrepreneur. And the result of these analyzes reported that factors such as "achievement", "opportunity" “best prospects of pay", "the importance of the university "in encouraging and promoting entrepreneurship and gender are variables that contribute significantly to explain entrepreneurial intention of students UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29652
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_dplima.pdf957,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.