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Tipo: TCC
Título: Identificação do perfil do consumidor de comércio eletrônico de Quixadá-CE : visando a abertura de negócios eletrônicos para a região
Autor(es): Marques, Leonardo Torres
Orientador: Castro, Antônio Joel Ramiro de
Coorientador: Freitas, Lucas Ismaily Bezerra
Palavras-chave: Comércio Eletrônico;Consumidores;Perfil;Quixadá (CE);Análise
Data do documento: 2017
Citação: MARQUES, Leonardo Torres. Identificação do perfil do consumidor de comércio eletrônico de Quixadá-CE : visando a abertura de negócios eletrônicos para a região. 2017. 59 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, CE, 2017.
Resumo: Na era da internet e comunicação, o comércio eletrônico é a grande tendência do comércio mundial, e está rapidamente deixando de ser novidade e se tornando instrumento estratégico para as empresas se distinguirem no mercado em que atuam . Na perspectiva de grande expansão e crescimento do comércio eletrônico e em um mercado de acirrada competição de consumidores cada vez mais exigentes, traçar o perfil do consumidor para adotar melhores estratégias de negociação pode fazer toda a diferença na medida em que aumenta a satisfação do cliente. Nesse contexto o objetivo desse estudo é traçar o perfil do consumidor e do não-consumidor de E-commerce de Quixadá-CE para auxiliar empresas e empreendedores na abertura de negócios eletrônicos para a região, para isso fizemos uma pesquisa de mercado através de questionário com a população de Quixadá-CE obtendo 261 respostas dos consumidores locais, para analisarmos os dados desta pesquisa utilizamos a Análise Fatorial para desvendar os fatores mais relevantes da pesquisa e o Algorítmo K-means para traçar os perfis dos consumidores da cidade. Com essas técnicas chegamos a um entendimento maior a respeito do perfil do consumidor de E-commerce de Quixadá-CE, para que medidas possam ser tomadas com o intuito de que seja ofertado para esses consumidores o produto certo e da maneira correta. O estudo traz contribuições para a compreensão de possíveis motivos que levam o consumidor a comprar online ou não e suas respectivas preferências.
Abstract: In the internet and communication era, e-commerce is the great trend in world commerce, and is rapidly ceasing to be news and becoming a strategic tool for companies to distinguish themselves in the market in which they operate . In the perspective of the great expansion and growth of e-commerce and in a market of fierce competition of increasingly demanding consumers, tracing the consumer’s profile to adopt better trading strategies can make all the difference as customer satisfaction increases. In this context, the objective of this study is to outline the profile of the consumer and non-consumer of e-commerce in Quixadá-CE to assist companies and entrepreneurs in opening electronic businesses to the region, for this we did a market survey through a questionnaire with the population of Quixadá-CE obtaining 261 answers from local consumers. To analyze the data of this research we use the Factorial Analysis to unravel the most relevant factors of the research and the K-means Algorithm to trace the profiles of the consumers of the city. With these techniques we come to a greater understanding regarding the consumer’s profile of e-commerce of Quixadá-CE, so that measures can be taken in order to be offered to these consumers the right product and in the right way. The study brings contributions to the understanding of possible reasons that lead the consumer to buy online or not and their respective preferences.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29560
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