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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Cristiano Bacelar de-
dc.contributor.authorViana, Thársis Salathiel de Souza-
dc.date.accessioned2018-02-08T18:51:11Z-
dc.date.available2018-02-08T18:51:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVIANA, Thársis Salathiel de Souza. Uma biblioteca para interação com objetos virtuais em aplicações de realidade aumentada para dispositivos móveis. 2017. 48 f. TCC (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29526-
dc.description.abstractIt is evident the rapid growth of application using the technology of augmented reality. Nowadays this technology is present even in mobile devices. However, the applications that use it often are limited to the projection of virtual objects, which the user can not interact with. Thus, the objective of this work is to propose a library that supports the applications of mobile devices that use augmented reality technology, in the development of interaction with virtual objects. This work presents the way the user can interact using the library, as well as a discussion about the efficiency and accuracy of this interaction. Finally, some applications developed with the use of the library are shown, such as an augmented reality version of the minigame racing game Brick Game and a piano in augmented reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectBiblioteca (computação)pt_BR
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.titleUma biblioteca para interação com objetos virtuais em aplicações de realidade aumentada para dispositivos móveispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorNunes, Rubens Fernandes-
dc.description.abstract-ptbrÉ notável o rápido crescimento de aplicações que utilizam a tecnologia de realidade aumentada. Atualmente essa tecnologia está presente mesmo em dispositivos móveis. Porém, as aplicações que a utilizam frequentemente se limitam a projeção de objetos virtuais, com os quais o usuário não consegue interagir. Assim, o objetivo deste trabalho é propor uma biblioteca que auxilie as aplicações de dispositivos móveis que utilizam a tecnologia de realidade aumentada, no desenvolvimento da interação com objetos virtuais. Neste trabalho é apresentada a maneira que o usuário pode interagir fazendo uso da biblioteca, além de uma discussão sobre a eficiência e precisão dessa interação. Por fim, são mostradas algumas aplicações desenvolvidas com o uso da biblioteca, como por exemplo uma versão em realidade aumentada do jogo de corrida do minigame Brick Game e um piano em realidade aumentada.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias

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