Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29510
Tipo: TCC
Título: Avaliação de usabilidade do aplicativo de internet banking "Banco do Brasil" em dispositivos móveis
Autor(es): Silva Filho, Antonio Valdisio da
Orientador: Lavor, João Ferreira de
Palavras-chave: Usabilidade - Avaliação;Banco Móvel;Dispositivos Móveis
Data do documento: 2017
Citação: SILVA FILHO, Antônio Valdisio da. Avaliação de usabilidade do aplicativo de internet banking "Banco do Brasil" em dispositivos móveis. 2017. 39 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2017.
Resumo: No mundo moderno em que vivemos, a tecnologia da informação vem a cada dia mais se tornando algo essencial em nossas vidas. E esse avanço tecnológico não se limita apenas aos computadores de mesa, uma vez que a quantidade de serviços em dispositivos móveis vem crescendo num ritmo bastante acelerado. A popularização dos dispositivos móveis deve-se muito pelas facilidades propiciadas por esses dispositivos, permitindo facilidades de acesso em qualquer local e hora por parte dos usuários. Diante desse salto tecnológico dos dispositivos móveis a necessidade por aplicações eficientes e que atendam as expectativas dos usuários está cada vez mais difícil de ser satisfeita. Em contrapartida a essa adversidade, contamos com a usabilidade, que visa à facilidade de aprendizagem e de uso de uma aplicação, além da satisfação do usuário em relação a esse uso. Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade do aplicativo de Mobile Banking Banco do Brasil em dispositivos móveis, através do teste de usabilidade. A avaliação de usabilidade foi realizada de acordo as diretrizes da norma ISO 9241-11. Através dos resultados obtidos nos testes pudemos constatar e identificar as principais dificuldades e problemas enfrentados pelos participantes na utilização do aplicativo Banco do Brasil. Os testes propiciaram ainda sugestões de melhoria e modificação do aplicativo de Mobile Banking Banco do Brasil, indicadas pelos próprios usuários.
Abstract: In today's modern world, information technology is becoming more and more essential in our lives. And this technological breakthrough is not just limited to desktops, as the number of mobile services has grown at a very fast pace. The popularization of the mobile devices is due to the facilities provided by these devices, allowing access facilities at any place and time by the users. Faced with this technological leap of mobile devices, the need for efficient applications that meet users' expectations is increasingly difficult to satisfy. In contrast to this adversity, we rely on usability, which aims at the ease of learning and use of an application, as well as user satisfaction in relation to that use. This work aims to evaluate the usability of the Mobile Banking application Banco do Brasil on mobile devices, through the usability test. The usability evaluation was performed according to the guidelines of ISO 9241-11. Through the results obtained in the tests we were able to verify and identify the main difficulties and problems faced by the participants in the use of the Banco do Brasil application. The tests also provided suggestions for improvement and modification of the Mobile Banking application Banco do Brasil, indicated by the users themselves.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29510
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_avsfilho.pdf738,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.