Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Ingrid Louback de Castro-
dc.contributor.authorMaia, Letícia dos Santos-
dc.date.accessioned2018-02-07T17:49:27Z-
dc.date.available2018-02-07T17:49:27Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMAIA, Letícia dos Santos. A disciplina didática e suas contribuições para as regências no estágio no Ensino Fundamental - anos iniciais. 2017. 65f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29485-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDidácticapt_BR
dc.subjectPasantía Supervisadapt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.titleA disciplina didática e suas contribuições para as regências no estágio no ensino fundamental - anos iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo verificar como as aprendizagens adquiridas pelos alunos na disciplina Didática contribuíram para o desenvolvimento das regências no estágio supervisionado, escolhido para ser campo da pesquisa. Para expor sobre estas temáticas tornou-se necessário realizar uma reflexão acerca do tema principal da pesquisa: a Didática e do campo escolhido para aplicação: a disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para isto, sucedeu-se um estudo bibliográfico utilizando como referência autores da área como: Libâneo (1990), Moura (2015), Farias et al. (2014), Marin e Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2009), Barreiro e Gerbran (2006) e Freire (1987 e 1996), bem como o estudo de documentos legais. Este estudo constitui uma pesquisa com abordagem qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados um questionário contendo quatro perguntas, que foram planejadas para serem respondidas pelos vinte alunos matriculados em uma das turmas da disciplina no turno da manhã. Após a aplicação dos questionários, ocorreu a análise e discussão dos dados, relacionando as respostas dos alunos com o aporte teórico estudado durante a graduação de Pedagogia, na Universidade Federal do Ceará. Essa análise permitiu-nos concluir que a Didática é uma disciplina necessária para atuação dos alunos enquanto estagiários, mesmo ainda existindo uma visão reducionista ligada à consideração da disciplina, muitos alunos a consideram como essencial para esse processo de atuação, como também para a construção da identidade docente.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene como objetivo verificar cómo los aprendizajes adquiridos por los alumnos en la asignatura Didáctica contribuyeron para el desarrollo de las regencias en la etapa en la pasantía supervisada, elegida para ser campo de la investigación. Para exponer sobre estas temáticas se hizo necesario realizar una reflexión acerca del tema principal de la investigación: la Didáctica y del campo escogido para aplicación: la asignatura Pasantía Supervisada en la Enseñanza Fundamental. Para ello, se sucedió un estudio bibliográfico utilizando como referencia autores del área como: Libâneo (1990), Moura (2015), Farias et al. (2014), Marin y Pimenta (2015), Pimenta y Lima (2009), Barreiro e Gerbran (2006) y Freire (1987 e 1996), así como el estudio de documentos legales. Este estudio constituye una investigación con abordaje cualitativo que tuvo como instrumento de recolección de datos un cuestionario que contenía cuatro preguntas, que fueron planificadas para ser respondidas por los veinte alumnos matriculados en una de las clases de la asignatura en el turno de la mañana. Después de la aplicación de los cuestionarios, ocurrió el análisis y discusión de los datos, relacionando las respuestas de los alumnos con el aporte teórico estudiado durante la graduación de Pedagogía, en la Universidad Federal de Ceará. Ese análisis nos permitió concluir que la Didáctica es una asignatura necesaria para la actuación de los alumnos mientras que los pasantes, aun cuando exista una visión reduccionista vinculada a la consideración de la asignatura, muchos alumnos la consideran esencial para ese proceso de actuación, así como para la construcción de la identidad docente.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_lsmaia.pdf909,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.