Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Aldir Dantas da | - |
dc.contributor.author | Souza, Lúcia de Fátima Girão Nobre de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T11:24:40Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T11:24:40Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Souza, L. F. G. N.; Costa, A. D. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29271 | - |
dc.description | SOUZA, Lúcia de Fátima Girão Nobre de. Um recorte sobre o processo de alfabetização de jovens em conflito com a lei no Centro Educacional São Miguel. 2013. 46f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.title | Um recorte sobre o processo de alfabetização de jovens em conflito com a lei no Centro Educacional São Miguel | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa descreve o trabalho de alfabetização realizado com adolescentes em conflito coma lei no Centro Educacional São Miguel, objetivando conhecer com mais profundidade o que acontece em sala de aula, no tocante a leitura e a escrita e principalmente a leitura e compreensão de mundo realizada por esses adolescentes. O estudo se apropria, em parte, dos trabalhos de Paulo Freire como recurso norteador na construção deste trabalho. Enfatiza a presença do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE, diretrizes regulamentadoras das medidas socioeducativas nos Centros Educacionais. O estudo mostra ainda a postura da educação frente à violência juvenil e como os profissionais envolvidos com esta educação se comportam diante desta situação. É uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo da realidade observada, a partir de dados constituídos através de relatos da experiência vivenciada pelos jovens, os professores e os educadores sociais. A análise dos dados demonstra que o processo de alfabetização nas medidas socioeducativas, principalmente no CESM, necessita de um aprimoramento de forma que venha a estimular cada vez mais os socioeducandos o gosto pela leitura e escrita. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_lfgnsouza.pdf | 680,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.