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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Rejane Mary-
dc.contributor.authorMatos, Maria Liduina de Andrade-
dc.date.accessioned2018-01-26T11:18:09Z-
dc.date.available2018-01-26T11:18:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMatos, M. L. A.; Moreira, R. M. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29267-
dc.descriptionMATOS, Maria Liduina de Andrade. A Educação de Jovens e Adultos no Sistema Penal Paulo Sarasate: uma tentativa de ressocialização com os educandos privados de liberdade. 2013. 45f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrivados de Liberdadept_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos no Sistema Penal Paulo Sarasate: uma tentativa de ressocialização com os educandos privados de liberdadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como tema “ A Educação de Jovens e Adultos no sistema Penal Paulo Sarasate: uma tentativa de ressocialização com os educandos privados de liberdade”. Teve como objetivo analisar a contribuição da educação de jovens e adultos no instituto penal Paulo Sarasate. A pesquisa apoiou-se no pressuposto teórico da inclusão do educando preso ao retornar á sociedade ,verificando se as politicas publicas voltadas para educação prisional atendem as necessidades dos educandos do IPPS. A falta de políticas públicas voltadas para essa população e seus principais desafios para a real efetivação do direito à educação contribui para o aumento da reincidência criminal. A Educação de Jovens e Adultos também se fez presente nas discussões pela similaridade dos sujeitos que acolhe dentro e fora das prisões. A pesquisa de campo realizada no Instituto Penal Paulo Sarasate - (IPPS) permitiu conhecer, mesmo que limitadamente, a realidade da escola no sistema prisional através dos questionários respondidos pelos educandos. A referida pesquisa constatou que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade prisional Instituto Penal Paulo Sarasate não é só concebida um espaço para ocupar o tempo e a mente do aluno preso. Ela contribui também para aumentar as possibilidades do individuo como ser humano diminuindo a desigualdade social. A ausência de políticas públicas eficazes no combate às desigualdades sociais e o distanciamento da sociedade civil como agente fiscalizador também foram percebidas neste percurso. Neste contexto a pesquisa conclui que a educação de jovens e adultos no Instituto Penal Paulo Sarasate-IPPS tem contribuído para a ressocialização dos educandos privados de liberdade, no entanto é preciso que o estado crie uma política que atenda, a todos os privados de liberdade, possibilitando, a estes, a reinserção na sociedade e garantindo a sua plena cidadania.pt_BR
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