Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29265
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Rejane Mary | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Marília dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T11:10:08Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T11:10:08Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, M. S.; Moreira, R. M. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29265 | - |
dc.description | FERREIRA, Marília dos Santos. A problemática das drogas no aprendizado escolar em crianças e adolescentes institucionalizados. 2013. 52f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Privados de Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.title | A problemática das drogas no aprendizado escolar em crianças e adolescentes institucionalizados | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como tema “ A Educação de Jovens e Adultos no sistema Penal Paulo Sarasate: uma tentativa de ressocialização com os educandos privados de liberdade”. Teve como objetivo analisar a contribuição da educação de jovens e adultos no instituto penal Paulo Sarasate. A pesquisa apoiou-se no pressuposto teórico da inclusão do educando preso ao retornar á sociedade ,verificando se as politicas publicas voltadas para educação prisional atendem as necessidades dos educandos do IPPS. A falta de políticas públicas voltadas para essa população e seus principais desafios para a real efetivação do direito à educação contribui para o aumento da reincidência criminal. A Educação de Jovens e Adultos também se fez presente nas discussões pela similaridade dos sujeitos que acolhe dentro e fora das prisões. A pesquisa de campo realizada no Instituto Penal Paulo Sarasate - (IPPS) permitiu conhecer, mesmo que limitadamente, a realidade da escola no sistema prisional através dos questionários respondidos pelos educandos. A referida pesquisa constatou que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade prisional Instituto Penal Paulo Sarasate não é só concebida um espaço para ocupar o tempo e a mente do aluno preso. Ela contribui também para aumentar as possibilidades do individuo como ser humano diminuindo a desigualdade social. A ausência de políticas públicas eficazes no combate às desigualdades sociais e o distanciamento da sociedade civil como agente fiscalizador também foram percebidas neste percurso. Neste contexto a pesquisa conclui que a educação de jovens e adultos no Instituto Penal Paulo Sarasate-IPPS tem contribuído para a ressocialização dos educandos privados de liberdade, no entanto é preciso que o estado crie uma política que atenda, a todos os privados de liberdade, possibilitando, a estes, a reinserção na sociedade e garantindo a sua plena cidadania. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_msferreira.pdf | 411,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.