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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Estefânia Maria Almeida-
dc.contributor.authorVictor, Rocheli Cruz-
dc.date.accessioned2018-01-26T10:44:44Z-
dc.date.available2018-01-26T10:44:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVictor, R. C.; Martins, E. M. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29256-
dc.descriptionVICTOR, Rocheli Cruz. Dificuldades de leitura e escrita dos adolescentes do Centro Educacional São Miguel no EJA II. 2012. 75f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEscrita.pt_BR
dc.titleDificuldades de leitura e escrita dos adolescentes do Centro Educacional São Miguel no EJA IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita dos adolescentes em conflito no Centro Educacional São Miguel, em Fortaleza (CE). O estudo se pautou em pesquisa bibliográfica e pesquisa campo, tanto qualitativa como quantitativa. Na pesquisa campo foi feito um questionário com alunos do Centro, que nos proporcionou compreender a origem e a importância da leitura e da escrita; a formação do leitor prático, as etapas do desenvolvimento cognitivo; o papel da família para o desenvolvimento da leitura, enfim, entender as dificuldades da leitura e escrita. O processo de leitura e escrita no contexto escolar são atividades iniciais para o desenvolvimento educacional de todo educando, por isso, a necessidade destas habilidades serem instigadas aos alunos de forma mais expressiva, levando-os a sentirem-se leitores-escritores competentes, capazes de transformá-los continuamente no âmbito educacional. Sendo assim, considera-se que o presente estudo trouxe resposta satisfatória para os questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo da leitura e escrita. No estudo, foi possível diagnosticar que a falta de afetividade e acompanhamento da família é um dos fatores que contribuem para o agravamento dos problemas psicológicos, déficit de atenção, desmotivação, dentre outros.pt_BR
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