Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Estefânia Maria Almeida | - |
dc.contributor.author | Victor, Rocheli Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T10:44:44Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T10:44:44Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Victor, R. C.; Martins, E. M. A. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29256 | - |
dc.description | VICTOR, Rocheli Cruz. Dificuldades de leitura e escrita dos adolescentes do Centro Educacional São Miguel no EJA II. 2012. 75f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escrita. | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de leitura e escrita dos adolescentes do Centro Educacional São Miguel no EJA II | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita dos adolescentes em conflito no Centro Educacional São Miguel, em Fortaleza (CE). O estudo se pautou em pesquisa bibliográfica e pesquisa campo, tanto qualitativa como quantitativa. Na pesquisa campo foi feito um questionário com alunos do Centro, que nos proporcionou compreender a origem e a importância da leitura e da escrita; a formação do leitor prático, as etapas do desenvolvimento cognitivo; o papel da família para o desenvolvimento da leitura, enfim, entender as dificuldades da leitura e escrita. O processo de leitura e escrita no contexto escolar são atividades iniciais para o desenvolvimento educacional de todo educando, por isso, a necessidade destas habilidades serem instigadas aos alunos de forma mais expressiva, levando-os a sentirem-se leitores-escritores competentes, capazes de transformá-los continuamente no âmbito educacional. Sendo assim, considera-se que o presente estudo trouxe resposta satisfatória para os questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo da leitura e escrita. No estudo, foi possível diagnosticar que a falta de afetividade e acompanhamento da família é um dos fatores que contribuem para o agravamento dos problemas psicológicos, déficit de atenção, desmotivação, dentre outros. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_rcvictor.pdf | 8,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.