Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGurgel, Elton-
dc.contributor.authorSouza, André Luíz de-
dc.date.accessioned2018-01-26T10:24:10Z-
dc.date.available2018-01-26T10:24:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSouza, A. L.; Gurgel, E. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29249-
dc.descriptionSOUZA, André Luíz de. Educação física nos centros educacionais para adolescentes em conflitos com a lei na cidade de Fortaleza-CE. 2012. 60f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectAdolescentes em conflito com a lei e educação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectSistema socioeducativopt_BR
dc.titleEducação física nos centros educacionais para adolescentes em conflitos com a lei na cidade de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem a finalidade demonstrar a educação física e sua atuação nos centros educacionais para adolescentes em conflito com a lei na cidade de Fortaleza analisando seu aspecto pedagógico, social e histórico com foco na formação do adolescente, tendo a criança como ponto de partida na formação do adolescente em conflito com a lei contextualizando o meio social em ele vivia e o meio social em que ele vive agora no centro educacional, local que o adolescente cumpre medida socioeducativa e tem na educação física uma disciplina diferente onde o aluno pode demonstrar suas habilidades físicas dentro e fora da sala de aula, nas áreas desportivas do centro educacional como quadra poliesportiva e campo de futebol. Durante a pesquisa foram realizadas visitas aos centros educacionais para colher informações sobre a didática educacional, cotidiano dos adolescentes e histórico dos centros. Na didática educacional são usados os preceitos da educação de jovens e adultos (EJA) que faz uma abordagem direta no cotidiano do adolescente levando em conta sua vivencia destacando o que houve de bem e esclarecendo os motivos que o levaram a situação que ele se encontra no momento e dando-lhe suporte para o retorno a sociedade em busca de sua autonomia. Também foram feitas algumas visitas à secretaria do trabalho e desenvolvimento social (STDS) onde foram disponibilizadas informações como históricos dos centros educacionais e pesquisas realizadas nesta área.pt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_alsouza.pdf406,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.