Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Maria das Dores Alves-
dc.contributor.authorSoares, Eliane da Silva-
dc.date.accessioned2018-01-25T18:53:29Z-
dc.date.available2018-01-25T18:53:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSoares, E. S.; Souza, M. D. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29238-
dc.descriptionSOARES, Eliane da Silva. Educação de Jovens e Adultos: contribuições para o processo de ressocialização de pessoas em privação de liberdade. 2012. 45f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação Carceráriapt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos: contribuições para o processo de ressocialização de pessoas em privação de liberdadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia busca investigar as contribuições da educação para a ressocialização de pessoas em privação de liberdade, considerando sugestões de educandos que vivem ou que já viveram a experiência de ser privado de liberdade. Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas sobre ressocialização, sobre tratamento penal, educação carcerária e temas afins. A partir de autores como OLIVEIRA (2003), ONOFRE (2007), FOUCAULT (2007) entre outros, foi possível elaborar uma reflexão sobre a atual situação das pessoas que hoje lotam nossas prisões. E através dos pressupostos elaborados e coletados ao longo do processo investigativo, constatou-se que o sistema educacional carcerário ainda não se reestruturou adequadamente para trabalhar com os educandos numa perspectiva inclusiva. Por acreditarmos na necessidade de repensar o papel da escola no processo de construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária, bem como de crer na possibilidade da mudança de atitudes e de vida dos detentos, nos propomo-nos aqui problematizar sobre a questão de como a educação pode contribuir para a reinserção social destas pessoas, a fim de lhes oportunizar o resgate de suas dignidades.pt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_essoares.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.