Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29238
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Maria das Dores Alves | - |
dc.contributor.author | Soares, Eliane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T18:53:29Z | - |
dc.date.available | 2018-01-25T18:53:29Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Soares, E. S.; Souza, M. D. A. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29238 | - |
dc.description | SOARES, Eliane da Silva. Educação de Jovens e Adultos: contribuições para o processo de ressocialização de pessoas em privação de liberdade. 2012. 45f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação Carcerária | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos: contribuições para o processo de ressocialização de pessoas em privação de liberdade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente monografia busca investigar as contribuições da educação para a ressocialização de pessoas em privação de liberdade, considerando sugestões de educandos que vivem ou que já viveram a experiência de ser privado de liberdade. Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas sobre ressocialização, sobre tratamento penal, educação carcerária e temas afins. A partir de autores como OLIVEIRA (2003), ONOFRE (2007), FOUCAULT (2007) entre outros, foi possível elaborar uma reflexão sobre a atual situação das pessoas que hoje lotam nossas prisões. E através dos pressupostos elaborados e coletados ao longo do processo investigativo, constatou-se que o sistema educacional carcerário ainda não se reestruturou adequadamente para trabalhar com os educandos numa perspectiva inclusiva. Por acreditarmos na necessidade de repensar o papel da escola no processo de construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária, bem como de crer na possibilidade da mudança de atitudes e de vida dos detentos, nos propomo-nos aqui problematizar sobre a questão de como a educação pode contribuir para a reinserção social destas pessoas, a fim de lhes oportunizar o resgate de suas dignidades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_essoares.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.