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Tipo: TCC
Título: A formação profissional e a ressocialização de jovens infratores: uma análise das experiências do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (CECAL) em Fortaleza-CE
Autor(es): Oliveira, Antonio Erivaldo Lima
Orientador: Almeida, Ronaldo de Sousa
Palavras-chave: Qualificação profissional;Questão Social;Ressocialização;Direitos dos adolescentes;Oportunidade
Data do documento: 2012
Citação: Oliveira, A. E. L.; Almeida, R. S. (2012)
Resumo: A presente monografia analisa o trabalho realizado pelos internos no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider. O tema da pesquisa está relacionado com o trabalho nas medidas socioeducativas, aplicadas aos adolescentes, buscando consolidar a cidadania e o valor produtivo dos infratores. Com o desenvolvimento de ações que intercedam pela maior empregabilidade e que respaldem a preparação para o mundo do trabalho envolvendo empresas públicas e privadas, espera-se que esses adolescentes venham ter uma oportunidade e igualdade de competição com os demais jovens, quando deixarem de cumprir as medidas socioeducativas e saírem para a liberdade. E possam trabalhar dignamente sem que venham cometer nenhum outro ato infracional. Observa-se ainda que o adolescente em conflito com a lei é tratado de forma a se acentuar a figura do infrator, ficando de lado a condição de cidadão que possa ultrapassar todos os malefícios que lhe foi imposto, ou seja, para que possa alcançar a efetiva reeducação e reintegração do jovem na sociedade. Contudo, nessa perspectiva, a conclusão da monografia não deve ser encarada como um fim em si mesmo, mas como etapa da desejável elevação de um Brasil mais justo, mais humano.
Descrição: OLIVEIRA, Antonio Erivaldo Lima. A formação profissional e a ressocialização de jovens infratores: uma análise das experiências do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (CECAL) em Fortaleza-CE. 2012. 66f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29228
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