Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGarcia, Celina Fontenele-
dc.contributor.authorGomes, Eugênia Stela Ferreira-
dc.date.accessioned2012-06-28T11:52:31Z-
dc.date.available2012-06-28T11:52:31Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationGOMES, Eugênia Stela Ferreira. Reinações de Lobato nas Memórias de Emília: memorialismo, intertextualidade, ironia. 2007. 188 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2919-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectMemorialismopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectMonteiro Lobatopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLobato,Monteiro,1882-1948.Memórias da Emília - Crítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectLobato,Monteiro,1882-1948 - Personagenspt_BR
dc.subjectLobato,Monteiro,1882-1948 - Livros e Leiturapt_BR
dc.subjectIronia na Literaturapt_BR
dc.subjectMemória Autobiográficapt_BR
dc.subjectInfluência(Literária,Artística,etc.)pt_BR
dc.subjectLiteratura Infanto-juvenil Brasileira - História e Críticapt_BR
dc.subjectMémoriept_BR
dc.subjectIntertextualitépt_BR
dc.subjectIroniept_BR
dc.subjectMonteiro Lobatopt_BR
dc.subjectLittérature Enfantinept_BR
dc.titleReinações de Lobato nas Memórias de Emília: memorialismo, intertextualidade, ironiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnálise do livro Memórias da Emília, de Monteiro Lobato, focalizando aspectos memorialísticos, intertextuais e irônicos. Na interpretação do processo de tessitura da escrita do eu, utiliza-se como suporte teórico básico os estudos de Philippe Lejeune acerca da escrita autobiográfica. Na perspectiva comparatista, tece-se um confronto entre a escrita memorialística da boneca de pano com a escrita não-ficcional lobatiana e sua literatura infantil, com ênfase em Reinações de Narizinho, e também em autores que fizeram parte da biblioteca de Lobato, para tanto se toma como fundamentação teórica os estudos de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e polifonia, e a intertextualidade de Julia Kristeva. Analisa-se ainda o processo textual em função das personagens tomando por base a pesquisa de Horácio Dídimo. Ao longo do texto, pondera-se que devia haver as reminiscências de Emília. No entanto o que houve foi a transformação da boneca no alter-ego do autor e a centralização da narrativa nas memórias lobatianas, menos sua vida pessoal do que suas leituras, seus escritos, suas convicções. Destarte questiona-se a posição em que se situa Memórias da Emília: se memórias, paródia ou uma narrativa que transcende a tudo isso, numa interpretação da tríade autor-texto-leitor, na percepção dos fios que entrelaçam essa estrutura textual não como uma estrutura pronta e acabada, mas como uma espécie de jogo enganoso da literatura, pleno de ironia e humor.pt_BR
dc.description.abstract-frCe mémoire de maîtrise est une analyse du livre Memórias da Emília de Monteiro Lobato, focalisant des aspects intertextuels, de Mémoires et ironiques. Dans l’interprétation du procédé de tessiture de l’écriture du Moi, on emploie comme appui de base les études de Philippe Lejeune sur l’écriture autobiographique. Dans la perspective comparative, on fait une confrontation entre l’écriture de remémoration de la poupée de chiffon avec l’écriture non-fiction lobatienne et sa littérature enfantine, mettant l’accent sur Reinações de Narizinho, et aussi sur les auteurs qui ont fait partie de la bibliothèque de Lobato. Pour ce faire on a pris comme fondement théorique les études de Mikhail Bakhtin sur dialogisme et polyphonie et sur l’intertextualité de Julia Kristeva. On analyse aussi le procédé textuel en fonction des personnages, ayant comme base la recherche de Horácio Dídimo. Le long du texte, on réfléchit sur ce qui devait y avoir: la remémoration de la poupée. Cependant ce que l’on trouve c’est la transformation de la poupée en alter ego de l’auteur et la concentration de la narration dans les Mémoires lobatiennes, moins sa vie personnelle que ses lectures, ses écrits, ses convictions. De cette façon, pour comprendre dans quelle position est située la remémoration de la poupée Emília: mémoires, parodie ou narration qui dépasse tout cela, on place le livre dans le contexte historique dans le lequel il a été écrit. On essaie aussi d’interpréter le groupe auteur-texte-lecteur, dans la perception des fils qui s’entremêlent, comme une sorte de jeu trompeur de la littérature, plein d’ironie et d’humour.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_DIS_ESFGOMESMES.pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.