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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira , Rejane Mary-
dc.contributor.authorFarias, Izabel Cristina de-
dc.date.accessioned2018-01-24T14:02:37Z-
dc.date.available2018-01-24T14:02:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFarias, I. C.; Moreira, R. M. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29187-
dc.descriptionFARIAS, Izabel Cristina de. A importância do ensino da leitura na vida cotidiana e na ressocialização dos educandos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto. 2012. 52f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino da leiturapt_BR
dc.subjectEducandos privados de liberdadept_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleA importância do ensino da leitura na vida cotidiana e na ressocialização dos educandos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Netopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho objetivou analisar a importância do ensino da leitura na vida cotidiana e na ressocialização dos privados de liberdade da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto, localizada no município de Itaitinga Ceará, com objetivo de mostrar as possibilidades que favoreça o hábito pela leitura, com isso propiciando o desenvolvimento social e intelectual dos educandos da Unidade Prisional acima citada. A metodologia empregada na presente pesquisa foi qualitativa e quantitativa realizada através de aplicação de questionários com educandos e educadores. De acordo com os resultados encontrados constatou-se que, apesar da leitura se constituir em um ato relevante para o crescimento cognitivo, profissional do educando, no ensino da leitura nesta unidade, foi identificado barreiras que dificultam o desenvolvimento deste ato, como a falta de uma biblioteca e projetos direcionados a leitura. Nesse contexto a pesquisa concluiu que o ensino da leitura na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto, não tem contribuído , de forma significativa, para a vida destes educandos, bem como para o processo de ressocialização. Os resultados do estudo sugerem a implantação de uma biblioteca constituída de acervo diversificado e acessível á todos os educandos, para que ocorra efetivamente a formação de leitores e o bom retorno ao convívio em sociedade.pt_BR
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