Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Olinda, Ercília Maria Braga de | - |
dc.contributor.author | Chaves, Flávio Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T13:44:31Z | - |
dc.date.available | 2018-01-24T13:44:31Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Chaves, F. M.; Olinda, E. B. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29181 | - |
dc.description | CHAVES, Flávio Muniz. Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco. 2012. 65f. - TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tenta retratar uma realidade pouco discutida e divulgada, tanto dentro da academia como nos meios de comunicação: as práticas alfabetizadoras de leitura e escrita em um centro educativo que recebe adolescentes em conflito com a lei. A leitura e a escrita é tão importante quanto o ar que respiramos, quanto à água que bebemos e as escolhas que fazemos na política. Alfabetizar-se e letrar-se na atualidade pode parecer comum e banal; mas, quando falamos de adolescentes em conflito com a lei, se torna muito complexo. Temos muitos fatores sociais que contribuem para uma situação de analfabetismo entre esses adolescentes. As professoras alfabetizadoras estão todos os dias levando o conhecimento adquirido em sua formação, muitas vezes distante da realidade dos adolescentes, mais fazendo com que eles despertem para o prazer de ler e de escrever, querendo que os adolescentes reescrevam a sua história de vida. As práticas de leitura e escrita descritas nesse trabalho foram pesquisada no Centro Educacional Dom Bosco. Foram analisadas as práticas de leitura e escrita, a formação inicial e continuada das professoras, sua identidade como profissional, estrutura do local pesquisado, material didático alfabetizador e o trabalho da equipe multidisciplinar do Centro Educativo Dom Bosco. Não se pode ficar só no discurso, tem-se que modificar a prática cotidiana. Mais, precisamos de no mínimo, uma boa estrutura e professores com uma formação mais preparada para enfrentar a realidade aonde a educação precisa estar presente. Sendo que somente essa educação, através da aprendizagem, pode ocasionar uma mudança de comportamento. Sem educação de qualidade, valorização profissional e estrutura adequada não haverá ressocialização. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_fmchaves.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.