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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria José | - |
dc.contributor.author | Brito, José Roberto Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T13:40:23Z | - |
dc.date.available | 2018-01-24T13:40:23Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Brito, J. R. O; Barbosa, M. J. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29179 | - |
dc.description | BRITO, José Roberto Oliveira de. As dificuldades de aprendizagem no sistema prisional. 2012. 53f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph deals with the learning difficulties of inmates, which is essential for the participation of Youth and Adults (EJA) as a mode of education that is dedicated to training people who were unable to attend school at the age provided. The objective of this study was to investigate the process of building the learning mode within the prison community EJA Institute Presidio Teacher Olavo Oliveira (IPPOO II), in particular, the students forming classes of elementary school II. Within this perspective, the work discusses the importance of education for the prison community as a means of release and reintegration into society, showing the difficulties that lie, that the prisoner is entitled to return to the classroom as well as challenges the teacher to work in the prison system. The information was collected in the case study of prison inmates Institute Oliveira Olav II, in particular, the elementary students II and qualitatively analyzed with grounding in the ideas of authors such as Foucault (2001), Freire (1997), Onofre (2007), Paiva (1987), Soek (2009), among others. The work is divided into two sections, the first devoted to theoretical, which explores issues relating to learning difficulties and learning environment of deprivation of liberty, and the second is devoted to the case study, in which reports the data collection, make up the analyzes and considerations, and also the experiences the author. Finally, make up the final considerations showing the inferences made from the study. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação e Libertação | pt_BR |
dc.subject | Reclusão | pt_BR |
dc.subject | Learning disabilities | pt_BR |
dc.subject | Solitude | pt_BR |
dc.subject | Education and Liberation | pt_BR |
dc.title | As dificuldades de aprendizagem no sistema prisional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia versa sobre as dificuldades de aprendizagem de presidiários, para a qual é imprescindível a participação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade de ensino que se dedica à formação de pessoas que não conseguiram se escolarizar na idade prevista. O objetivo deste trabalho foi investigar o processo de construção da aprendizagem na modalidade da EJA dentro da comunidade carcerária do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), em especial, dos educandos que formam as turmas do Ensino Fundamental II. Dentro dessa perspectiva, o trabalho discorre sobre a importância da educação para a comunidade carcerária, como meio de libertação e reinserção na sociedade, mostrando as dificuldades que se encontram, para que o preso tenha o direito de retornar às salas de aula, assim como, os desafios do professor para atuar no sistema penitenciário. As informações foram coletadas no estudo de caso dos detentos do Instituto Presídio Olavo Oliveira II, em especial, dos alunos Do Ensino Fundamental II e analisadas qualitativamente, com fundamentação nas ideias de autores como Foucault (2001), Freire (1997), Onofre (2007), Paiva (1987), Soek (2009), entre outros. O trabalho está dividido em dois capítulos, o primeiro dedica-se à fundamentação teórica, na qual se abordam os assuntos referentes à aprendizagem e dificuldades de aprendizagem em ambiente de privação da liberdade e o segundo, dedica-se ao estudo de caso, no qual se relata a coleta de dados, fazem-se as análises e considerações e, ainda mostram-se as vivencias do autor. Para finalizar, fazem-se as considerações finais mostrando as inferências realizadas a partir do estudo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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