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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlinda, Ercília Maria Braga de-
dc.contributor.authorBrito, Ana Cleyde Lima Penha-
dc.date.accessioned2018-01-24T13:38:23Z-
dc.date.available2018-01-24T13:38:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBrito, A. C. L. P.; Olinda, E. M. B. O. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29178-
dc.descriptionBRITO, Ana Cleyde Lima Penha de. A influência das oficinas na ressocialização dos adolescentes internos no Centro Educacional Dom Bosco - CEDB. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectMedidas Socioeducativaspt_BR
dc.subjectAto infracionaispt_BR
dc.subjectOficinas profissionalizantespt_BR
dc.titleA influência das oficinas na ressocialização dos adolescentes internos no Centro Educacional Dom Bosco - CEDBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa analisará a influência das oficinas profissionalizantes na ressocialização dos adolescentes internos no Centro Educacional Dom Bosco, localizado na cidade de Fortaleza-Ce. Para tal, utilizará pesquisa documental e bibliográfica interdisciplinar. Inicialmente, será apresentado um diagnóstico do centro educacional através de seu histórico. Após, será explanado sobre sua estrutura e a divisão por setores existente na instituição, ressaltando a importância do trabalho em conjunto dos mesmos. Então, será explicado o regimento interno do CEDB e qual sua política pedagógica atual. Em seguida, seguindo a legislação vigente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), será apresentado um breve conceito de ressocialização. Então, será exposto alguns princípios do ECA e do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). Então, será discursado sobre a reincidência de atos infracionais juvenis. Posteriormente, serão explicadas as oficinas profissionalizantes de Marcenaria, Artes Plásticas e Vime, fazendo uma análise da estrutura em que as mesmas têm suas aulas ministradas e sua real aplicabilidade na sociedade em que o jovem será reinserido. Após, será analisada através de entrevistas a situação educacional dentro das oficinas pela perspectiva do instrutor e os obstáculos a serem superados diariamente. Então, através de questionário, serão analisadas as oficinas e sua eficácia em ressocializar os jovens sob a ótica dos mesmos. Por fim, será discursado sobre as condições de ressocialização dos adolescentes pelas oficinas. Como resultado, verificou-se que apesar de tantos problemas enfrentados, a reintegração social dos jovens é possível e a utilização de oficinas é uma justa tentativa em prol dos mesmos.pt_BR
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