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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29178
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Olinda, Ercília Maria Braga de | - |
dc.contributor.author | Brito, Ana Cleyde Lima Penha | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T13:38:23Z | - |
dc.date.available | 2018-01-24T13:38:23Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Brito, A. C. L. P.; Olinda, E. M. B. O. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29178 | - |
dc.description | BRITO, Ana Cleyde Lima Penha de. A influência das oficinas na ressocialização dos adolescentes internos no Centro Educacional Dom Bosco - CEDB. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Medidas Socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Ato infracionais | pt_BR |
dc.subject | Oficinas profissionalizantes | pt_BR |
dc.title | A influência das oficinas na ressocialização dos adolescentes internos no Centro Educacional Dom Bosco - CEDB | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa analisará a influência das oficinas profissionalizantes na ressocialização dos adolescentes internos no Centro Educacional Dom Bosco, localizado na cidade de Fortaleza-Ce. Para tal, utilizará pesquisa documental e bibliográfica interdisciplinar. Inicialmente, será apresentado um diagnóstico do centro educacional através de seu histórico. Após, será explanado sobre sua estrutura e a divisão por setores existente na instituição, ressaltando a importância do trabalho em conjunto dos mesmos. Então, será explicado o regimento interno do CEDB e qual sua política pedagógica atual. Em seguida, seguindo a legislação vigente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), será apresentado um breve conceito de ressocialização. Então, será exposto alguns princípios do ECA e do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). Então, será discursado sobre a reincidência de atos infracionais juvenis. Posteriormente, serão explicadas as oficinas profissionalizantes de Marcenaria, Artes Plásticas e Vime, fazendo uma análise da estrutura em que as mesmas têm suas aulas ministradas e sua real aplicabilidade na sociedade em que o jovem será reinserido. Após, será analisada através de entrevistas a situação educacional dentro das oficinas pela perspectiva do instrutor e os obstáculos a serem superados diariamente. Então, através de questionário, serão analisadas as oficinas e sua eficácia em ressocializar os jovens sob a ótica dos mesmos. Por fim, será discursado sobre as condições de ressocialização dos adolescentes pelas oficinas. Como resultado, verificou-se que apesar de tantos problemas enfrentados, a reintegração social dos jovens é possível e a utilização de oficinas é uma justa tentativa em prol dos mesmos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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